A educação ambiental nas escolas da rede pública de Manaus-AM: uma perspectiva no indicador da qualidade do ensino do Brasil

Autores

  • Raline Aparecida Moraes Guimarães
  • Renata da Silva Loureiro
  • Ana Suel Cardoso Gomes
  • Ane Caroline Gurgel Silva
  • Thaís Billalba Carvalho
  • Alessandra Alves da Silva Magalhães Universidade Federal do Amazonas http://orcid.org/0000-0002-5977-8576

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4710

Palavras-chave:

Ambiente, Educação Básica, IDEB

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada em 14 escolas da rede pública de Manaus – AM, sobre o conhecimento dos alunos relacionados à educação ambiental. Analisou-se a relação entre o conhecimento dos escolares com a nota atribuída as escolas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que é um indicador da qualidade de ensino do Brasil. Os resultados evidenciam que não houve diferença no nível de conhecimento antes e após a realização das ações educativas entre as escolas com menor e maior IDEB (teste t independente, t> -1,83; p> 0,09) sobre temas ambientais. Embora as escolas com maior IDEB tenham mostrado melhor aproveitamento das atividades (teste t independente, t= -2,50; p= 0,03), são necessárias medidas políticas para efetivar a educação ambiental nas escolas da rede pública de Manaus.

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Biografia do Autor

Alessandra Alves da Silva Magalhães, Universidade Federal do Amazonas

Professora assistente do Instituto de Ciências Biológicas, departamento de Ciências Fisiológicas , da Universidade Federal do Amazonas.

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Publicado

2015-11-23

Como Citar

Guimarães, R. A. M., Loureiro, R. da S., Gomes, A. S. C., Silva, A. C. G., Carvalho, T. B., & Magalhães, A. A. da S. (2015). A educação ambiental nas escolas da rede pública de Manaus-AM: uma perspectiva no indicador da qualidade do ensino do Brasil. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 38–52. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4710