Diálogos entre percepções ambientais Mbya Guarani e a Educação Ambiental

Autores

  • Beatriz Osorio Stumpf Fundação Luterana de Diaconia
  • Denise Rosana Wolf Instituto de Estudos Culturais e Ambientais
  • Paulo Roberto Marques Fernandes Instituto de Estudos Culturais e Ambientais
  • Virginia Koch Instituto de Estudos Culturais e Ambientais (IECAM)

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v31i2.4653

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Percepção Ambiental, Mbya Guarani.

Resumo

O artigo apresenta percepções ambientais Mbya Guarani registradas durante pesquisa integrada ao desenvolvimento do projeto "Ar Água e Terra: Vida e Cultura Guarani: Ações de recuperação e conservação ambiental e etnodesenvolvimento em aldeias indígenas Guarani do RS", implementado pelo Instituto de Estudos Culturais e Ambientais (IECAM), em diálogo com autores da educação ambiental ou abordados por educadores (as) ambientais. Percepções ambientais Mbya manifestadas durante essa atuação intercultural de recomposição e conservação ambiental mostraram similaridades com abordagens da educação ambiental, como visão sistêmica, holística e transdisciplinar, ética de respeito para com todas as formas de vida, relação entre natureza e saúde, dimensão espiritual, arte, e valores humanos como cooperação e reciprocidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Osorio Stumpf, Fundação Luterana de Diaconia

Pedagoga, Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Assessora Técnica da Fundação Luterana de Diaconia, integrante do Grupo de Pesquisa "Educação Ameríndia e Interculturalidade" do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Denise Rosana Wolf, Instituto de Estudos Culturais e Ambientais

Bióloga, Bacharel em Ecologia (ULBRA/RS), com MBA Especialização em Gestão Ambiental (FGV/RS), Presidente do Instituto de Estudos culturais e Ambientais (IECAM).

Paulo Roberto Marques Fernandes, Instituto de Estudos Culturais e Ambientais

Graduado pelo Curso superior em Desenvolvimento Rural (PLAGEDER) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, (UFRGS), membro da equipe técnica do Instituto de Estudos Culturais e Ambientais (IECAM).

Virginia Koch, Instituto de Estudos Culturais e Ambientais (IECAM)

Bióloga pela Unisinos, com Especialização em Ecologia Humana na Unisinos, e Mestrado em Agronomia, no Departamento de Fitotecnia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), técnica do Instituto de Estudos Culturais e Ambientais (IECAM).

Referências

ARHEM, Kaj. Ecosofia makuna. In: CORREA, François (Ed.), La selva humanizada: ecología alternativa en el trópico húmedo colombiano. Bogotá: Instituto Colombiano de Antropología / Fondo FEN Colombia / Fondo Editorial CEREC, 1993. p. 109–126.

BALÉE, William. Sobre a indigeneidade das paisagens. Revista de Arqueologia, Rio de Janeiro, v.21, n.2, p. 09-23. 2008.

BOFF, Leonardo. Ecologia: grito da Terra, grito dos pobres. São Paulo: Ática, 1995.

BOFF, Leonardo. O despertar da águia: o dia-bólico e o sim-bólico na construção da realidade. Petrópolis: Vozes, 1998. 174 p.

CAPRA, Fritjof. O ponto de mutação: a ciência, a sociedade e a cultura emergente. Tradução de Álvaro Cabral. São Paulo: Cultrix, 1982. 447 p.

CAPRA, Fritjof. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. Tradução de Newton Roberval Eichemberg. 6.ed. São Paulo: Cultrix, 2001. 256 p.

CAPRA, Fritjof. As conexões ocultas: ciência para uma vida sustentável. São Paulo: Cultrix, 2002. 296 p.

CAPRA, Fritjof. Falando a linguagem da natureza: princípios da sustentabilidade. In: STONE, M. K.; BARLOW, Z. (Orgs.). Alfabetização Ecológica: a educação das crianças para um mundo sustentável. Tradução de Carmen Fischer. São Paulo: Cultrix, 2006. p. 46-57.

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura; STEIL, Carlos Alberto. A sacralização da natureza e a “naturalização” do sagrado: aportes teóricos para a compreensão dos entrecruzamentos entre saúde, ecologia e espiritualidade. Ambiente & Sociedade, Campinas, v.11, n.2, p. 289-305, jul/dez. 2008.

CATAFESTO DE SOUZA, José Otávio. Territórios e povos originários (des)velados na metrópole de Porto Alegre. In: Povos indígenas na bacia hidrográfica do Guaíba. Porto Alegre: Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana. Coordenação de Direitos Humanos. Núcleo de Políticas Públicas para os Povos Indígenas, 2008. p. 14-24.

CATAFESTO, José Otávio. Cosmo-ecologia Mbyá-Guarani. In: FREITAS, Ana Elisa de castro; FAGUNDES, Luiz Fernando Caldas. (Orgs.). Caderno de Direitos Humanos. Edição Núcleo de Políticas Públicas para os Povos Indígenas. Porto Alegre: Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana. Coordenação de Direitos Humanos, 2010. p.24.

ENGERS, Maria Emília Amaral. Pesquisa educacional: reflexões sobre a abordagem etnográfica. In: ENGERS, Maria Emília Amaral. (Org.). Paradigmas e metodologias de pesquisa em educação: Notas para reflexão. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1994.

GOBBI, Flavio Schardong. Sobre formações aldeãs Guarani no Rio Grande do Sul. In: SILVA, Gilberto Ferreira da; PENNA, Rejane & CARNEIRO, Luiz Carlos da Cunha (Orgs.). RS índio: cartografias sobre a produção do conhecimento. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2009. p.169-178.

GUIMARÃES, Mauro. A dimensão ambiental na educação. Campinas: Papirus, 1995.

GUATTARI, Felix. As três ecologias. Campinas, SP: Papirus, 1990. 56 p.

HOLMGREN, David. Permaculture: principles and pathways beyond sustentability. Australia: Holmgren Design Services, 2002. 286 p.

LOVELOCK, James. Gaia: um novo olhar sobre a vida na Terra. Lisboa: Edições 70, 1987.

LOVELOCK, James. As eras de Gaia: a biografia da nossa Terra viva. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1990.

LOVELOCK, James. Gaia, a prática científica da medicina planetária: perspectivas ecológicas. São Paulo: Instituto Piaget, 1991.

MADEIRA, Rosemary Modernel. Na negação dos muros, a mirada ambiental na perspectiva do ser Guarani. 2005. 185f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.

MENEZES, Ana Luísa Teixeira. A alegria do corpo-espírito saudável: ritos de aprendizagem Guarani. 2006. 265f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.

MENEZES, Ana Luísa Teixeira; BERGAMASCHI, Maria Aparecida. Educação ameríndia: a dança e a escola Guarani. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2009. 258p.

MOLLISON, Bill. Permaculture: designers manual. Australia: Tagari Publications, 1988. 576p.

NAESS, Arne. Ecology, community and lifestyle. Cambridge: University Press, 1989. 218p.

NAESS, Arne. The shallow and the deep, longe-range ecology movement: a summary. In: DRENGSO, A. & INOUE Y. (Orgs.). The deep ecology movement: an introductory anthology, 1995. p. 13-30.

PISSOLATO, Elizabeth. A duração da pessoa: mobilidade, parentesco e xamanismo mbya (guarani). São Paulo: Editora UNESP, 2007. 433 p.

PRUDENTE, Letícia Thurmann. Arquitetura Mbyá-Guarani na mata atlântica do Rio Grande do Sul: estudo de caso do Tekoá Nhüu Porã. 2007. 164f. Dissertação (Mestrado em Engenharia na modalidade acadêmico) - Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.

PRUDENTE, Letícia Thurmann. A casa de xaxim dos Mbyá-Guarani na mata atlântica do Rio Grande do Sul: Tekoá Nhüu Porã. In: SILVA, G. F. da; PENNA, R. & CARNEIRO, L. C.da C. (Orgs.). RS índio: cartografias sobre a produção do conhecimento. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2009. p.194-208.

REICHEL-DOLMATOFF, Gerardo. “Cosmology as Ecological Analysis: A View from the Rain Forest”. Man, v.2, n.3, p. 307-318. 1976.

STEIL, Carlos Alberto; CARVALHO, Isabel Cristina de Moura; PASTORI, Erica Onzi. Educação ambiental no Rincão Gaia: pelas trilhas da saúde e da religiosidade numa paisagem ecológica. Educação, Porto Alegre: EDIPUCRS, v. 33, n. 1, p. 54-64, jan./abr. 2010.

TEMPASS, Mártin César. Orerémbiú: a relação das práticas alimentares e seus significados com a identidade étnica e a cosmologia Mbyá-Guarani. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.

Downloads

Publicado

2014-12-29

Como Citar

Stumpf, B. O., Wolf, D. R., Fernandes, P. R. M., & Koch, V. (2014). Diálogos entre percepções ambientais Mbya Guarani e a Educação Ambiental. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 31(2), 140–160. https://doi.org/10.14295/remea.v31i2.4653

Edição

Seção

Artigos