A opinião de professores de ciências e biologia sobre atitudes e Valores em educação ambiental

Autores

  • Meiri Alice Rezler Universidade Estadual de Londrina, UEL, Londrina/PR
  • Giselle Midori Simizu Salviato Universidade Estadual de Londrina.
  • Rosana Figueiredo Salvi Universidade Estadual de Londrina.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v19i0.4627

Palavras-chave:

educação ambiental, cidadania, formação de professores, valores em EA.

Resumo

Este estudo foi realizado junto a dezenove professores de ciências e biologia, cuja coleta de dados foi feita por meio de questionário. Ele faz parte de um estudo maior que pesquisa concepções de professores sobre a educação ambiental. Seu objetivo foi realizar um levantamento da opinião destes professores sobre a importância das atitudes e valores no trabalho com EA. Todos os professores consideram que o professor deveria trabalhar atitudes e valores em educação ambiental. Os considerados mais importantes foram: responsabilidade, consciência crítica, defesa da qualidade ambiental, defesa da qualidade de vida do ser humano, ética, respeito aos outros seres humanos, aos animais, às plantas e ao meio abiótico. Entre as questões consideradas menos importantes estão o patriotismo, liberdade, democracia, fraternidade e igualdade.

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Biografia do Autor

Meiri Alice Rezler, Universidade Estadual de Londrina, UEL, Londrina/PR

Possui graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas - modalidade médica pela UEL (1975) e mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela UEL (2008). Tem ênfase em Educação Ambiental.

Mais informações: Currículo Lattes

Giselle Midori Simizu Salviato, Universidade Estadual de Londrina.

Londrina - UEL; bolsista da Capes

Rosana Figueiredo Salvi, Universidade Estadual de Londrina.

Doutora em Geografia pela USP; professora do Mecem da UEL.

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Publicado

2014-09-05

Como Citar

Rezler, M. A., Salviato, G. M. S., & Salvi, R. F. (2014). A opinião de professores de ciências e biologia sobre atitudes e Valores em educação ambiental. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 19. https://doi.org/10.14295/remea.v19i0.4627