A temática ambiental e a sustentabilidade nos cursos de graduação da UNIVALI: caminhos para a ambientalização curricular na universidade

Autores

  • Antonio Fernando Silveira Guerra Universidade do Vale do Itajaí.
  • Carolini Zen
  • Mara Lúcia Figueiredo Centro Universitário de Brusque – Unifebe.
  • Débora Ferreira de Souza
  • Denise Lemke Carletto Univali
  • Marcia Pereira da Silva UNIVALI
  • Juliana Caroline Ceni

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4435

Palavras-chave:

ambientalização, sustentabilidade, políticas institucionais.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de projetos de iniciação científica dos Programas do Artigo da Lei 170, ProBIC e PIBIC vinculados a um estudo de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação da Univali que teve por finalidade investigar o processo de ambientalização curricular nos Cursos de Graduação da Univali. Teve como objetivos elaborar um diagnóstico dos documentos curriculares dos cursos de graduação da Univali, identificar ações e projetos relativos à questão da sustentabilidade e responsabilidade socioambiental, sugerir subsídios à proposta de política institucional de ambientalização e estratégias para o Programa “Univali Sustentável”. Os sujeitos da pesquisa foram 38 professores e 10 coordenadores (as) de 12 cursos de Graduação da Univali. A abordagem metodológica caracterizou-se pelo enfoque quanti-qualitativo e o uso de técnicas de análise documental e de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2008), com aplicação de questionário utilizando um formulário eletrônico. Como indicadores para análise a pesquisa utilizou como base as 10 características de um curso ambientalizado da Rede ACES (GELI, 2002; GELI at. al., 2003, 2004; AMORIM et. al, 2004; FREITAS, OLIVEIRA et. al, 2003, dentre outros) e o “Teste da Sustentabilidade” da USP. Os resultados estão sendo utilizados para geração de subsídios à política institucional de ambientalização curricular e na proposta do Programa “Univali Sustentável”.

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Biografia do Autor

Antonio Fernando Silveira Guerra, Universidade do Vale do Itajaí.

Pós-doutor em Educação Ambiental, Professor pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Núcleo das Licenciaturas da Universidade do Vale do Itajaí, Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Estudos Ambientais e Sociedade – GEEAS.

Carolini Zen

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Educação Física e bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação CientíficaPIBIC/CNPq.

Mara Lúcia Figueiredo, Centro Universitário de Brusque – Unifebe.

Pós-doutora em Educação Ambiental, Coordenadora do Núcleo de Sustentabilidade do Centro Universitário de Brusque – Unifebe. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação, Estudos Ambientais e Sociedade – GEEAS.

Débora Ferreira de Souza

Acadêmica do Curso de Música. Bolsista do Programa de Iniciação Científica- ProBIC.

Denise Lemke Carletto, Univali

Pedagoga, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da .

Marcia Pereira da Silva, UNIVALI

Pedagoga, psicopedagoga. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIVALI.

Juliana Caroline Ceni

Acadêmica do Curso de Engenharia Ambiental. Bolsista do Programa de Pesquisa do Artigo 170.

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Publicado

2014-05-23

Como Citar

Guerra, A. F. S., Zen, C., Figueiredo, M. L., Souza, D. F. de, Carletto, D. L., Silva, M. P. da, & Ceni, J. C. (2014). A temática ambiental e a sustentabilidade nos cursos de graduação da UNIVALI: caminhos para a ambientalização curricular na universidade. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 121–134. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4435

Edição

Seção

Artigos