Investigando a ocorrência de ações em educação ambiental em três escolas na cidade de Curitiba-PR
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4430Palavras-chave:
Educação Ambiental, práticas educativas, educação formal.Resumo
Os problemas ambientais intensificaram-se a partir da Revolução Industrial a ponto de reuniões internacionais acontecerem a fim de repensar a situação caótica em que o planeta se encontra. Em 1972, na Conferência de Estocolmo, a Educação passou a ser reconhecida como um instrumento capaz de gerar mudanças de comportamento dos indivíduos em relação ao meio. Porém, apenas em 1996 o Ministério da Educação (MEC) incluiu nos currículos os temas transversais, dos quais Meio Ambiente faz parte. Assim, de acordo com as diretrizes, este tema deveria permear o trabalho realizado em todas as disciplinas escolares. Diante desta obrigatoriedade do tema Meio Ambiente na Educação formal, buscou-se conhecer que práticas ambientais são realizadas em três escolas na cidade de Curitiba-PR. Para isso, dez professoras responderam a um questionário sobre a importância que atribuem à Educação Ambiental (EA), como a temática ambiental está inserida em seu cotidiano e no Plano Político Pedagógico da escola e se esta incentiva estas ações. Os resultados não foram muito animadores, pois a concepção de EA apresentada pelas professoras é reducionista; verificou-se que as ações em EA são esporádicas e sem ligação com outras disciplinas e embora haja incentivo das escolas para aplicar projetos de EA eles não existem no momento. Desta forma, sugere-se que em trabalhos futuros sejam propostos cursos de formação aos professores e disponibilização de material didático de qualidade.Downloads
Referências
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