Concepção e práticas de professores sobre Educação Ambiental em escolas Públicas <BR> Teachers' environmental education conception and practice in public schools

Autores

  • Giovana Secretti Vendruscolo Universidade Federal de Integração Latino-Americana
  • Ana Cristina Confortin Universidade Comunitária da Região de Chapecó
  • Kaline Manica Universidade Comunitária da Região de Chapecó
  • Daniela Aresi Universidade Comunitária da Região de Chapecó

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v30i2.3865

Palavras-chave:

meio ambiente, educação ambiental, escolas públicas

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar a concepção e a prática de professores sobre educação ambiental em escolas públicas da região oeste de Santa Catarina, sul do Brasil. Foram questionados 21 professores de cinco escolas que realizam educação ambiental. Os conceitos e objetivos que os professores possuem sobre educação ambiental pertencem principalmente as correntes de sustentação e sustentabilidade, conservacionista/recursista e moral/ética. Estas estão relacionadas com o contexto histórico da educação ambiental no Brasil. Os professores ainda demonstram a visão do ambiente como recurso e as atividades são realizadas com apresentação do conteúdo em sala de aula. Por isto, é importante a capacitação de professores para que estes consigam construir com os estudantes uma reflexão crítica dos problemas ambientais e gerar mudanças de atitudes.

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Publicado

2013-12-31

Como Citar

Vendruscolo, G. S., Confortin, A. C., Manica, K., & Aresi, D. (2013). Concepção e práticas de professores sobre Educação Ambiental em escolas Públicas <BR> Teachers’ environmental education conception and practice in public schools. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 30(2), 49–63. https://doi.org/10.14295/remea.v30i2.3865

Edição

Seção

Artigos