DESAFIOS AMBIENTAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Rosemeri Henn Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Santa Maria/RS
  • Fábio da Purificação de Bastos Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Santa Maria/RS

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v20i0.3853

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Educação Infantil, Referenciais Curriculares, Material Didático do PROBIO.

Resumo

Trabalhar a Educação Ambiental na Educação Infantil torna-se relevante quando esse trabalho é diferenciado em relação ao que se presencia nos currículos e nas práticas escolares das instituições, o qual se restringe a ser esporádico, superficial e equivocado, subjugando o próprio sujeito “criança” como um ser que não irá entender conceitos mais elaborados e com isso, se nega o próprio diálogo em volta de informações que possibilitam a reflexão das mesmas. No currículo, apenas são enfocadas datas comemorativas e o meio ambiente fica restrito ao seu dia, sem profundidade para construção do conhecimento sobre a diversidade das realidades ambientais. Frente a isso, enfrentou-se o desafio de trabalhar questões ambientais na Educação Infantil, através da investigação-ação, utilizando materiais didáticos produzidos pelo Projeto de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira (PROBIO), a fim de contribuir para a conscientização dos alunos, familiares e comunidade, em relação à conservação e utilização sustentável da biodiversidade brasileira.

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Biografia do Autor

Rosemeri Henn, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Santa Maria/RS

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2008). Atualmente é professora no Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann em Horizontina.

Fábio da Purificação de Bastos, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Santa Maria/RS

Professor Associado-Doutor do Departamento de Metodologia do Ensino de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, CEP 97105-900, Santa Maria – RS,

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Publicado

2013-09-17

Como Citar

Henn, R., & Bastos, F. da P. de. (2013). DESAFIOS AMBIENTAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 20. https://doi.org/10.14295/remea.v20i0.3853