CRIANÇAS E ADOLESCENTES MORADORES DE UMA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO: QUAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL OFERECER-LHES?
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v20i0.3850Palavras-chave:
FEENA, educação ambiental em Unidades de Conservação, valores éticos e estéticos, autonomia moral.Resumo
Em meio à complexidade que envolve a questão ambiental deparamo-nos com a problemática do estabelecimento e gestão das áreas protegidas, com conseqüentes desdobramentos para a Educação Ambiental nessas áreas. È o caso da Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (FEENA), uma unidade de conservação localizada no interior do estado de São Paulo. Dentro da Unidade há um grupo de moradores (funcionários da unidade com suas famílias) que inclui crianças e adolescentes, os quais convivem com ela diariamente, não se conhecendo a relação que estabelecem com a instituição. O objetivo desta pesquisa foi o de identificar e analisar suas concepções e práticas relacionadas à Floresta, discutindo propostas de EA voltadas as suas necessidades e interesses mais específicos. A investigação, de natureza qualitativa, envolveu principalmente entrevistas coletivas. Nesse trabalho será apresentada a análise dos dados referente à questão do convívio com as normas da FEENA. A pesquisa identificou críticas ostensivas às regras da instituição, que impedem estas crianças e adolescentes de exercer atividades ou freqüentar lugares que desejam, demonstrando o quanto sua relação com a Unidade apresenta situações de conflitos, que precisam ser considerados ao se pensar em uma EA formadora de cidadania e da autonomia dos indivíduos.Downloads
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