A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NUMA PERSPECTIVA DA PSICOLOGIA SOCIAL COMUNITÁRIA

Autores

  • Ana Lúcia Bertarellos Zeni  Universidade Regional de Blumenau (FURB).
  • Evenilda Hess Luciani Universidade Regional de Blumenau (FURB).

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v20i0.3826

Palavras-chave:

educação ambiental, psicologia social comunitária, significação ambiental.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo primordial conhecer a significação ambiental dos moradores da Comunidade Pedro Krauss e adjacências, Bairro Vorstadt, Blumenau-SC. Foram realizadas 80 (10%) entrevistas, num universo de 660 famílias moradoras, utilizando um questionário semiestruturado, com 12 questões abertas e fechadas. Constatou-se que parte dos moradores percebe o meio ambiente como algo distante dele próprio, gosta de morar no local, mas reconhece os problemas existentes e se sente responsável pelos mesmos. Porém isto acontece numa perspectiva individualista, mostrando a necessidade de trabalhos que os organizem e mobilizem enquanto coletividade, na busca de soluções para os seus problemas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lúcia Bertarellos Zeni , Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Bióloga e Professora do Departamento de Ciências Naturais da FURB / Instituto de Pesquisas Ambiental.

Evenilda Hess Luciani, Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Psicóloga. Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Referências

ALEXANDRE, A. F. A perda da radicalidade do movimento ambientalista brasileiro: uma

contribuição à crítica do movimento. Blumenau: Edifurb, 2000.

BOCK, A. M. B. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 8. ed., São Paulo:

Saraiva, 1995.

CANDIANI, G.; VITA, S.; SOUZA, W.; FILHO, W. Educação ambiental: percepção e práticas

sobre o meio ambiente de estudantes do ensino fundamental e médio. Revista Eletrônica do

Mestrado em Educação Ambiental, v. 12, Jan-Jun, p. 74-89, 2004.

GONÇALVES, C. W. P. Um pouco de filosofia no meio ambiente. [s.l]: Texto Mimeografado,

GRYNSZPAN, D. Educação em saúde e educação ambiental: Uma experiência integradora.

Cadernos de Saúde Pública, v.15, p. 133-138, 1999.

LUCIANI, E. H. Contribuições da Psicologia Social Comunitária à Educação Ambiental.

Monografia de Conclusão de Curso Graduação em Psicologia, Universidade Regional de

Blumenau – FURB. Blumenau, SC, 2002.

MARIN, A. A.; OLIVEIRA, L. C. B. A experiência estética em Dufrenne e Quintás e a

percepção de natureza: para uma educação ambiental com bases fenomenológicas. Revista

Eletrônica Mestrado em Educação Ambienal, v. 15, Jul-Dez, p. 196-210, 2005.

MUSA, C. I.; OLIVEIRA, L. B.; VIEIRA, R. Educação ambiental e religião: percepções e

perspectivas a partir das denominações religiosas cristâs da sub-bacia do Ribeirão Araranguá em

Blumenau/SC. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambietal, v. 16, Jan-Jun, p. 71-84,

OLIVEIRA, M. K. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo:

Summus, 1992.

SAWAIA, B. B. A crítica ético-epistemológica da psicologia social pela questão do sujeito. In:

Psicologia e Sociedade. Congresso Brasileiro de Psicologia Social – ABRAPSO (Org), v. 10,

, Anais, São Paulo, Jul/Dez.

SAWAIA, B. B. (org.) As artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade

social. In: SAWAIA, B. B. Introdução: exclusão ou inclusão perversa? Petrópolis: Vozes, 2001a.

SAWAIA, B. B. As artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social.

In: SAWAIA, B. B. (Org). O sofrimento ético-político como categoria de análise da dialética

exclusão/inclusão. Petrópolis: Editora Vozes, 2001b, p. 97-118.

SAWAIA, B B. Participação social e subjetividade. In: SORRENTINO, M. [Org.],

Ambientalismo e participação na contemporaneidade. São Paulo: Editora Educ/Fapesp, 2001c, p.

-134.

GONÇALVES, C. W. P. Meio ambiente, ciência e poder: diálogo de diferentes matrizes de

racionalidade. In: SORRENTINO, M. (Org), Ambientalismo e participação na

contemporaneidade. São Paulo: Editora Educ/Fapesp, 2001, p. 135-161.

ZENI, A. L. B. Estudo da qualidade da água consumida por moradores das ruas Boa Esperança,

Pedro Krauss Sênior e Marcelino Schneider. Projeto de Pesquisa, Pró-Reitoria de Extensão e

Relações Comunitárias, Departamento de Ciências Naturais, Instituto de Pesquisas Sociais,

Universidade Regional de Blumenau – FURB. Blumenau – SC, 2001.

Downloads

Publicado

2013-09-09

Como Citar

Zeni , A. L. B., & Luciani, E. H. (2013). A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NUMA PERSPECTIVA DA PSICOLOGIA SOCIAL COMUNITÁRIA. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 20. https://doi.org/10.14295/remea.v20i0.3826