A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NUMA PERSPECTIVA DA PSICOLOGIA SOCIAL COMUNITÁRIA

Ana Lúcia Bertarellos Zeni , Evenilda Hess Luciani

Resumo


Este trabalho teve como objetivo primordial conhecer a significação ambiental dos moradores da
Comunidade Pedro Krauss e adjacências, Bairro Vorstadt, Blumenau-SC. Foram realizadas 80
(10%) entrevistas, num universo de 660 famílias moradoras, utilizando um questionário semiestruturado,
com 12 questões abertas e fechadas. Constatou-se que parte dos moradores percebe o
meio ambiente como algo distante dele próprio, gosta de morar no local, mas reconhece os
problemas existentes e se sente responsável pelos mesmos. Porém isto acontece numa perspectiva
individualista, mostrando a necessidade de trabalhos que os organizem e mobilizem enquanto
coletividade, na busca de soluções para os seus problemas.

Palavras-chave


educação ambiental; psicologia social comunitária; significação ambiental.

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DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v20i0.3826

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