A Formação de Educadores do Campo em consonância com o Contexto Socioambiental do Vale Jaguari/RS

Andrea da Silva, Mariglei Severo Maraschin, Claus Haetinger

Resumo


Este artigo objetiva fazer uma exposição de um projeto, de caráter pioneiro, que visa a Formação de Educadores do (e para o) Campo do Vale Jaguari/RS, a ser implementado pelo Instituto Federal Farroupilha – Câmpus Jaguari. Esta formação adota como metodologia de ensino a Pedagogia da Alternância, que se caracteriza pela articulação da teoria com a prática, em tempos e espaços alternados entre a escola e a comunidade. O projeto surgiu com o propósito de ofertar uma qualificação profissional a pessoas que desejam atuar ou capacitar-se para a docência do campo. Esta formação apresenta um percurso de ensino-aprendizagem um tanto diferenciado, por conta da conjunção existente entre a área específica de habilitação de futuros professores, com o cenário sócio-econômico-ambiental e cultural da região do Vale Jaguari/RS.

Palavras-chave


Formação Docente. Educação do Campo.

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DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v30i1.3583

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