A Formação de Educadores do Campo em consonância com o Contexto Socioambiental do Vale Jaguari/RS

Autores

  • Andrea da Silva Instituto Federal Farroupilha
  • Mariglei Severo Maraschin UFSM
  • Claus Haetinger UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v30i1.3583

Palavras-chave:

Formação Docente. Educação do Campo.

Resumo

Este artigo objetiva fazer uma exposição de um projeto, de caráter pioneiro, que visa a Formação de Educadores do (e para o) Campo do Vale Jaguari/RS, a ser implementado pelo Instituto Federal Farroupilha – Câmpus Jaguari. Esta formação adota como metodologia de ensino a Pedagogia da Alternância, que se caracteriza pela articulação da teoria com a prática, em tempos e espaços alternados entre a escola e a comunidade. O projeto surgiu com o propósito de ofertar uma qualificação profissional a pessoas que desejam atuar ou capacitar-se para a docência do campo. Esta formação apresenta um percurso de ensino-aprendizagem um tanto diferenciado, por conta da conjunção existente entre a área específica de habilitação de futuros professores, com o cenário sócio-econômico-ambiental e cultural da região do Vale Jaguari/RS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrea da Silva, Instituto Federal Farroupilha

Doutoranda em Ambiente e Desenvolvimento do PPGAD do Centro Universitário UNIVATES

Mariglei Severo Maraschin, UFSM

Doutoranda em Educação da UFSM

Claus Haetinger, UNIVATES

Doutor em Matemática e Professor do PPGAD da UNIVATES

Referências

BRASIL. Aprimoramento da sistemática de gestão do Ministério da Educação – MEC em seus processos de formulação, implantação e avaliação do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE. Brasília, DF: Ministério da Educação, 5 nov. 2009.

BRASIL. Edital nº 006 de 1º de abril de 2009. Brasília, DF: Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização da Diversidade - Rede de Educação para a Diversidade, 2009. Resultado final do processo de seleção e avaliação de propostas para cursos da rede de Educação para a Diversidade.

BRASIL. Lei 9394/96 de 20.12.96 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília (DF): Diário Oficial da União. n° 248 de 23.12.96.

___. Lei nº 11.892, 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br, acesso em 10 de out. de 2010.

___. Resolução nº 2, de 28 de abril de 2008 (*) Estabelece diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica do Campo.

___. Resolução CNE/CEB de 01 de abril de 2002 que institui as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo.

___. Plano Nacional de Educação (PNE), instituído pela Lei nº 10.172/01.

FERNÁNDEZ, Xavier Simon. GARCIA, Dolores Dominguez. Desenvolvimento Rural Sustentável: Uma Proposta Agroecológica. Porto Alegre. v. 02, n 02, abr/jun, 2001.p. 17-25, acesso em 10 de janeiro de 2009.

MORIGI, Valer. A escola do MST: uma utopia em construção. Porto Alegre: Mediação, 2003.

Projeto Político Pedagógico do Curso Licenciatura em Educação do Campo. Instituto Federal Farroupilha – Câmpus Jaguari, 2012.

PACHECO, Eliezer. Os Institutos Federais: uma revolução na Educação Profissional e Tecnológica. Ministério da Educação/SETEC, Brasília, 2009.

QUEIROZ João Batista Pereira de& SILVA, Lourdes Helena da. Formação em Alternância e Desenvolvimento Rural no Brasil: As Contribuições das Escolas Famílias Agrícolas. Actas do III Congresso de Estudos Rurais (III CER), Faro, Universidade do Algarve,1-3 Nov. 2007 - SPER / UAlg, 2008.

Relatório Final de Implantação do Câmpus Jaguari. IF Farroupilha, 2012.

RIBEIRO, Marlene. Pedagogia da alternância na educação rural/do campo: projetos em disputa. Educação e Pesquisa. São Paulo, v 34, nº1, p.27-45, jan/abr 2008.

SOUZA, Maria Antônia de. O movimento da Educação do Campo, as tensões na luta por um direito social e os sinais da construção de políticas públicas. EccoS Revista Científica, v.11, n.1, p.39-56, jan./jun., 2009.

TONIN, C.; MEDEIROS, L.; RAMOS, J. Transformações sociais: Educação do campo. In: COELHO-DESOUZA (org) Transformações no espaço rural. PLAGEDER/SEAD-UFRGS. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2011. p.49-69.

SANTANA, Djárcia. A LDB e a Educação do Campo. Disponível em <http://www.webartigos.com/artigos/a-ldb-e-a-educacao-campo/721/#ixzz28eKSy9B5> Acesso em: 10/10/2012.

Downloads

Publicado

2013-07-31

Como Citar

Silva, A. da, Maraschin, M. S., & Haetinger, C. (2013). A Formação de Educadores do Campo em consonância com o Contexto Socioambiental do Vale Jaguari/RS. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 30(1), 54–70. https://doi.org/10.14295/remea.v30i1.3583

Edição

Seção

Artigos