Ecoformação por meio de acampamentos: ressignificando os ambientes de aprendizagem com adolescentes do ensino médio/técnico

Luciane Schulz

Resumo


Este estudo objetiva relatar a experiência vivenciada durante a realização do Projeto Acampamentos Ecovivenciais - Homens é que sóis, não máquinas, desenvolvido numa escola de Joinville/SC, no período de 2004 à 2010, envolvendo adolescentes dos 3ºs anos do Ensino Médio integrado com Ensino Técnico e professores. Foram desenvolvidas vivências pedagógicas e ambientais, tendo como bases teóricas as contribuições da Pedagogia da Autonomia, da Ecopedagogia e da Ecoformação. Por meio de avaliações contínuas, sob o olhar da fenomenologia, observamos que os acampamentos contribuíram para a co-responsabilidade ambiental, favorecendo o aprender/ser/fazer/conviver nos participantes.

Palavras-chave


Acampamentos, Ecopedagogia, Ecoformação.

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DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v30i1.3575

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