Ecoformação por meio de acampamentos: ressignificando os ambientes de aprendizagem com adolescentes do ensino médio/técnico
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v30i1.3575Palavras-chave:
Acampamentos, Ecopedagogia, Ecoformação.Resumo
Este estudo objetiva relatar a experiência vivenciada durante a realização do Projeto Acampamentos Ecovivenciais - Homens é que sóis, não máquinas, desenvolvido numa escola de Joinville/SC, no período de 2004 à 2010, envolvendo adolescentes dos 3ºs anos do Ensino Médio integrado com Ensino Técnico e professores. Foram desenvolvidas vivências pedagógicas e ambientais, tendo como bases teóricas as contribuições da Pedagogia da Autonomia, da Ecopedagogia e da Ecoformação. Por meio de avaliações contínuas, sob o olhar da fenomenologia, observamos que os acampamentos contribuíram para a co-responsabilidade ambiental, favorecendo o aprender/ser/fazer/conviver nos participantes.Downloads
Referências
ABÍLIO, F. J. P. Ética, cidadania e educação ambiental. In: ANDRADE, M. O. (Org.). Meio ambiente e desenvolvimento: bases para uma formação interdisciplinar. 354 p. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2008. p. 325-349.
ABÍLIO, F. J. P.; GUERRA, R. A. T.; MIRANDA, G. E. C.; BARRETO, A. L. P.; CORDEIRO, J. C. Oficinas pedagógicas: meio ambiente, educação ambiental e as ciências naturais no ensino fundamental. In: ABÍLIO, F. J. P. (Org.). Educação ambiental e ensino de ciências. 410 p. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2010. p. 15-33.
ASSMANN, H. Paradigmas educacionais e corporeidade. Piracicaba: UNIMEP,1998.
BACHELARD, G. A psicanálise do fogo. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
BOFF, L. Saber Cuidar – Ética do Humano – Compaixão pela Terra. Petrópolis: Vozes, 1999.
CAPRA, F. A Teia da Vida. São Paulo: Editora Cultrix, 1996.
DELORS, J. (Coord.). Os quatro pilares da educação. In: Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez, 2005.
ESPÍRITO SANTO, R. C. do. Pedagogia da Transgressão: um caminho para o autoconhecimento. Campinas: Papirus, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 20º ed. 1996.
GADOTTI, M.. Pedagogia da Terra. 3ª. ed. São Paulo: Peirópolis, 2000.
GENTILI, P. Como reconhecer um governo neoliberal? Um breve guia para educadores. In: SILVA, L. H.; AZEVEDO, J. C. (Orgs).
Reestruturação curricular: teoria e prática no cotidiano da escola. Petrópolis: Vozes, 1995, p. 128-137.
GUATTARI, F.. As três ecologias. São Paulo: Papirus, 10ª ed., 2000.
GUTIÉRREZ, F.; PRADO, C. Ecopedagogia e Cidadania Planetária. 4ª. ed. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2008.
MATURANA, H. Emoções e linguagem na educação e na política/Humberto Maturana; tradução: José Fernando Campos Fortes. Belo Horizonte: UFMG, 1998.
MATURANA, H. & ZOLLER, G. V.. Amar e Brincar: fundamentos esquecidos do humano. Tradução Humberto Mariotti e Lia Diskin. São Paulo: Pala Atenas, 2004.
MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. Tradução de Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
MORAES. M. C. Ecologia dos saberes: complexidade, transdisciplinaridade e educação. Novos fundamentos para iluminar novas práticas educacionais. São Paulo: AntaKarana/WHH, 2008.
MORAES, M. C. e LA TORRE, S. de. Sentipensar – Fundamentos e estratégias para reencantar a educação. Petrópolis: Vozes, 2004.
PINEAU, G. Écoformation: rapport du GREF. Tours: GREF, 2004. In.: SILVA, A. T. R da. Ecoformação: reflexões para uma pedagogia ambiental, a partir de Rousseau, Morin e Pineau. Desenvolvimento e Meio Ambiente, Curitiba n. 18, p. 95-104, jul./dez. 2008.
SATO, M. Educação ambiental. São Carlos: Rima, 2004. 66 p.
SATO, M; PASSOS, L.A. Biorregionalismo: identidade histórica e caminhos para a cidadania. In: LOUREIRO, C. F. B.; LAYRARGUES, P. P.; CASTRO, R. S. (Orgs.). Educação Ambiental – repensando o espaço da cidadania. 5ª. ed. São Paulo: Editora Cortêz, 2011. p. 227-259.
SCHULZ, L. Avaliação Participativa: uma experiência vivenciada em cursos técnicos. 2003, 211f. Dissertação (Mestrado em Educação e Cultura) Centro de Ciências da Educação, Universidade Estadual de Santa Catarina, Joinville.