Ecoformação por meio de acampamentos: ressignificando os ambientes de aprendizagem com adolescentes do ensino médio/técnico

Autores

  • Luciane Schulz

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v30i1.3575

Palavras-chave:

Acampamentos, Ecopedagogia, Ecoformação.

Resumo

Este estudo objetiva relatar a experiência vivenciada durante a realização do Projeto Acampamentos Ecovivenciais - Homens é que sóis, não máquinas, desenvolvido numa escola de Joinville/SC, no período de 2004 à 2010, envolvendo adolescentes dos 3ºs anos do Ensino Médio integrado com Ensino Técnico e professores. Foram desenvolvidas vivências pedagógicas e ambientais, tendo como bases teóricas as contribuições da Pedagogia da Autonomia, da Ecopedagogia e da Ecoformação. Por meio de avaliações contínuas, sob o olhar da fenomenologia, observamos que os acampamentos contribuíram para a co-responsabilidade ambiental, favorecendo o aprender/ser/fazer/conviver nos participantes.

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Publicado

2013-07-31

Como Citar

Schulz, L. (2013). Ecoformação por meio de acampamentos: ressignificando os ambientes de aprendizagem com adolescentes do ensino médio/técnico. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 30(1), 320–334. https://doi.org/10.14295/remea.v30i1.3575

Edição

Seção

Artigos