UNIDADE DE CONSERVAÇÃO URBANA COMO ESPAÇO EDUCATIVO: PRÁTICAS COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v25i0.3508Palavras-chave:
Sensibilização Ambiental, Atividades experimentais, Áreas protegidas, Parque Metropolitano de Pituaçu.Resumo
Ao oferecer oportunidades de contato direto com ambientes naturais, ricos em chances de experiências sensoriais e afetivas, as Unidades de Conservação - UC’s assumem sua função educativa. Esse papel das áreas protegidas reforça os objetivos e enfoques da Educação Ambiental, sendo palco privilegiado para a aplicação de ações transformadoras. Dentro desse contexto buscamos fomentar atividades que valorizem o potencial das Unidades de Conservação urbanas como espaços educativos. O presente estudo foi aplicado na Escola Municipal Syd Porto Brandão com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, sendo realizada inicialmente uma aproximação prévia dos pesquisadores com os estudantes, reunião com pais, encontros com os professores, culminando com a execução das atividades. Essas ações foram focadas nos temas: Histórico do Parque Metropolitano de Pituaçu – PMP, com enfoque na lagoa de Pituaçu; Flora do PMP; Fauna do PMP e, Interações Ecológicas ocorridas no Parque. Verificamos com essas práticas a importância do contato com as novas informações sobre o funcionamento dos ecossistemas para diminuição da visão simplista dos estudantes acerca da relação homem-natureza. Concluímos que o desenvolvimento de atividades práticas inovadoras e participativas utilizando espaços públicos como as UC’s urbanas contribuem para a construção de atitudes que visem à conservação dessas áreas protegidas.Downloads
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Publicado
2013-04-19
Como Citar
Silva, P. M. dos S., Amorim, V. E. P., Santana Neto, S. P. de, Peres, M. C. L., & Cerqueira, M. B. (2013). UNIDADE DE CONSERVAÇÃO URBANA COMO ESPAÇO EDUCATIVO: PRÁTICAS COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 25. https://doi.org/10.14295/remea.v25i0.3508
Edição
Seção
Artigos