UNIDADE DE CONSERVAÇÃO URBANA COMO ESPAÇO EDUCATIVO: PRÁTICAS COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Priscila Maria dos Santos Silva Universidade Católica do Salvador
  • Virgínia Eudes Peneluca Amorim Universidade Católica do Salvador
  • Sergio Pinheiro de Santana Neto Universidade Federal da Bahia.
  • Marcelo César Lima Peres Universidade Federal de Pernambuco
  • Maria Bernadete Cerqueira Universidade Católica do Salvador.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v25i0.3508

Palavras-chave:

Sensibilização Ambiental, Atividades experimentais, Áreas protegidas, Parque Metropolitano de Pituaçu.

Resumo

Ao oferecer oportunidades de contato direto com ambientes naturais, ricos em chances de experiências sensoriais e afetivas, as Unidades de Conservação - UC’s assumem sua função educativa. Esse papel das áreas protegidas reforça os objetivos e enfoques da Educação Ambiental, sendo palco privilegiado para a aplicação de ações transformadoras. Dentro desse contexto buscamos fomentar atividades que valorizem o potencial das Unidades de Conservação urbanas como espaços educativos. O presente estudo foi aplicado na Escola Municipal Syd Porto Brandão com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, sendo realizada inicialmente uma aproximação prévia dos pesquisadores com os estudantes, reunião com pais, encontros com os professores, culminando com a execução das atividades. Essas ações foram focadas nos temas: Histórico do Parque Metropolitano de Pituaçu – PMP, com enfoque na lagoa de Pituaçu; Flora do PMP; Fauna do PMP e, Interações Ecológicas ocorridas no Parque. Verificamos com essas práticas a importância do contato com as novas informações sobre o funcionamento dos ecossistemas para diminuição da visão simplista dos estudantes acerca da relação homem-natureza. Concluímos que o desenvolvimento de atividades práticas inovadoras e participativas utilizando espaços públicos como as UC’s urbanas contribuem para a construção de atitudes que visem à conservação dessas áreas protegidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Maria dos Santos Silva, Universidade Católica do Salvador

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Católica do Salvador. Colaboradora Trainee de Educação Ambiental do Centro de Ecologia e Conservação Animal – ECOA/ICB/UCSal.

Virgínia Eudes Peneluca Amorim, Universidade Católica do Salvador

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Católica do Salvador.

Sergio Pinheiro de Santana Neto, Universidade Federal da Bahia.

Mestrando em Geologia Ambiental, Hidrogeologia e Recursos Hídricos - Universidade Federal da Bahia. Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Católica do Salvador. Colaborador Trainee de Educação Ambiental do Centro de Ecologia e Conservação Animal – ECOA/ICB/UCSal

Marcelo César Lima Peres, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Biologia Animal – Universidade Federal de Pernambuco; Doutorando em Ecologia – UFBA; Professor / Pesquisador no Regime de Tempo Contínuo (RTC) do Departamento de Zoologia / ICB / UCSAL; Chefe do Departamento de Zoologia - UCSAL. Coordenador Centro ECOA / ICB/ UCSAL.

Maria Bernadete Cerqueira, Universidade Católica do Salvador.

Mestra em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social; Pedagoga Organizacional; Professora do Instituto de Ciências Biológicas e do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Católica do Salvador.

Downloads

Publicado

2013-04-19

Como Citar

Silva, P. M. dos S., Amorim, V. E. P., Santana Neto, S. P. de, Peres, M. C. L., & Cerqueira, M. B. (2013). UNIDADE DE CONSERVAÇÃO URBANA COMO ESPAÇO EDUCATIVO: PRÁTICAS COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 25. https://doi.org/10.14295/remea.v25i0.3508