DISCUTINDO A FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA UNIVERSIDADE: O DEBATE E A REFLEXÃO CONTINUAM

Fátima Elizabeti Marcomin

Resumo


É inegável o avanço nas discussões acerca da inserção da dimensão ambiental na educação e nesse contexto, mais especificamente, a formação em Educação Ambiental (EA) no âmbito da universidade. Nesse sentido, o presente estudo busca contribuir na medida em que discute aspectos detectados ao longo de processos de formação em Educação Ambiental desenvolvidos na Universidade do Sul de Santa Catarina, mais especificamente pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação nos níveis de graduação e pós. São apresentadas considerações apontadas pelos sujeitos envolvidos no processo, mas fundamentalmente as questões que dificultam a formação em EA nos diferentes nichos da universidade. Constatou-se dentre outros aspectos a
falta de conhecimento acerca dos conceitos, objetivos e princípios da Educação Ambiental, assim como a
dificuldade de inserção desta, à luz de seus aportes epistemológicos, filosóficos, éticos, estéticos e das dimensões econômicas, políticas, sociais, ambientais em que devem ser agregados valores e habilidades que promovem a construção de sociedades responsáveis e sustentáveis. Nesse ínterim, as universidades deverão incluir em seus currículos de formação de educadores, a formação também em e para a Educação Ambiental.

Palavras-chave


Educação Ambiental; Formação; Currículo; Licenciatura.

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DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.3402

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