DISCUTINDO A FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA UNIVERSIDADE: O DEBATE E A REFLEXÃO CONTINUAM
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.3402Palavras-chave:
Educação Ambiental, Formação, Currículo, Licenciatura.Resumo
É inegável o avanço nas discussões acerca da inserção da dimensão ambiental na educação e nesse contexto, mais especificamente, a formação em Educação Ambiental (EA) no âmbito da universidade. Nesse sentido, o presente estudo busca contribuir na medida em que discute aspectos detectados ao longo de processos de formação em Educação Ambiental desenvolvidos na Universidade do Sul de Santa Catarina, mais especificamente pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação nos níveis de graduação e pós. São apresentadas considerações apontadas pelos sujeitos envolvidos no processo, mas fundamentalmente as questões que dificultam a formação em EA nos diferentes nichos da universidade. Constatou-se dentre outros aspectos a falta de conhecimento acerca dos conceitos, objetivos e princípios da Educação Ambiental, assim como a dificuldade de inserção desta, à luz de seus aportes epistemológicos, filosóficos, éticos, estéticos e das dimensões econômicas, políticas, sociais, ambientais em que devem ser agregados valores e habilidades que promovem a construção de sociedades responsáveis e sustentáveis. Nesse ínterim, as universidades deverão incluir em seus currículos de formação de educadores, a formação também em e para a Educação Ambiental.Downloads
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Publicado
2013-03-26
Como Citar
Marcomin, F. E. (2013). DISCUTINDO A FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA UNIVERSIDADE: O DEBATE E A REFLEXÃO CONTINUAM. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.3402
Edição
Seção
Artigos