A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NO ENFRENTAMENTO DOS DESAFIOS DA POLÍTICA AMBIENTAL CONTEMPORÂNEA NO PARLAMENTO BRASILEIRO

Autores

  • Inny Accioly Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.
  • Celso Sánchez Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v27i0.3196

Palavras-chave:

Discurso Anti-Ecológico, Educação Ambiental, Agronegócio, Políticas Ambientais, Congresso Nacional.

Resumo

No atual momento de revisão das políticas ambientais brasileiras que pendem para a sua flexibilização e afrouxamento, tornou-se emblemática a proposta de alteração do Código Florestal Brasileiro (PL nº 1876/99). Neste contexto, o presente trabalho pretende discutir de que maneira a educação ambiental, em especial a sua abordagem crítica, pode fazer frente ao desafio que vem sendo imposto pelos movimentos conservadores ligados ao agronegócio cujos protagonistas se inserem de forma estratégica no Congresso Nacional Brasileiro. Para tal, discute a problemática ambiental brasileira, apresenta os financiamentos de campanhas de políticos que protagonizaram o debate ambiental na Câmara e no Senado, discute as estratégias do discurso “anti-ecológico”, enfatizando sua ação no campo da educação e, por fim, debate a inserção da educação ambiental critica diante deste cenário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Inny Accioly, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Pesquisadora do Laboratório de Investigação em Educação, Ambiente e Sociedade (LIEAS/UFRJ).

Celso Sánchez, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro.

Mestre em Ecologia Social (EICOS-UFRJ) e Doutor em Educação (PUC-Rio). Professor Adjunto I da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Departamento de Didática. Escola de Educação. Pesquisador do NGA (Núcleo de Gestão Ambiental) – UNIRIO.

Downloads

Publicado

2012-12-12

Como Citar

Accioly, I., & Sánchez, C. (2012). A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NO ENFRENTAMENTO DOS DESAFIOS DA POLÍTICA AMBIENTAL CONTEMPORÂNEA NO PARLAMENTO BRASILEIRO. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 27. https://doi.org/10.14295/remea.v27i0.3196