O MEIO AMBIENTE NOS ROTEIROS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: MAIS QUE UMA TEMÁTICA

Vânia Lúcia Quintão Carneiro

Resumo


Neste artigo analisa-se a abordagem do meio ambiente nas pequenas narrativas audiovisuais - em forma de roteiro desenhado (storyboard) – criadas livremente por crianças e adolescentes de escolas públicas do DF. Busca-se apreender o porquê da presença predominante do meio ambiente nesses roteiros. Constata-se que seus autores representam-se envolvidos afetiva e cognitivamente com o meio ambiente seja como atores (e cinegrafistas) de pequenas situações cotidianas vividas ou imaginárias, seja como atores sociais corresponsáveis por ações de impactos na vida natural e social. Conclui-se que a existência de tais interações, sugere que pequenas narrativas – transformadas em vídeos, ou não, – constituam um dos pontos de partida motivadores para educação ambiental junto a seus autores.

Palavras-chave


educação ecológica, meio ambiente, vivências, narrativas audiovisuais, afetividade e criticidade.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v28i0.3135

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental



Indexadores
Portal de Periódicos - Capes Repositório DSpace Portal do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - IBICT Diadorim Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras Google Acadêmico The Elektronische Zeitschriftenbibliothek (Alemanha) OEI - Biblioteca Digital Diretório Luso-Brasileiro Repositórios e Revistas de Acesso Aberto LATINDEX REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico)
Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient., E-ISSN 1517-1256, ISSN 2318-4884, Rio Grande, Brasil.