O MEIO AMBIENTE NOS ROTEIROS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: MAIS QUE UMA TEMÁTICA

Autores

  • Vânia Lúcia Quintão Carneiro Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, UNB, Brásilia, Distrito Federal.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v28i0.3135

Palavras-chave:

educação ecológica, meio ambiente, vivências, narrativas audiovisuais, afetividade e criticidade.

Resumo

Neste artigo analisa-se a abordagem do meio ambiente nas pequenas narrativas audiovisuais - em forma de roteiro desenhado (storyboard) – criadas livremente por crianças e adolescentes de escolas públicas do DF. Busca-se apreender o porquê da presença predominante do meio ambiente nesses roteiros. Constata-se que seus autores representam-se envolvidos afetiva e cognitivamente com o meio ambiente seja como atores (e cinegrafistas) de pequenas situações cotidianas vividas ou imaginárias, seja como atores sociais corresponsáveis por ações de impactos na vida natural e social. Conclui-se que a existência de tais interações, sugere que pequenas narrativas – transformadas em vídeos, ou não, – constituam um dos pontos de partida motivadores para educação ambiental junto a seus autores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vânia Lúcia Quintão Carneiro, Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, UNB, Brásilia, Distrito Federal.

Professora associada da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UNB). Líder do grupo de pesquisa Educamídia (CNPq/UnB). Programa de Pós-Graduação em Educação - UnB - Brasília - DF.

Downloads

Publicado

2012-11-29

Como Citar

Carneiro, V. L. Q. (2012). O MEIO AMBIENTE NOS ROTEIROS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: MAIS QUE UMA TEMÁTICA. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 28. https://doi.org/10.14295/remea.v28i0.3135