A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL E A ESCOLA

Arthur José Medeiros de Almeida, Dulce Maria Figueira de Almeida Suassuna

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo compreender o significado da educação ambiental como conteúdo transversal no contexto escolar. Pretende-se também entender em que medida a Lei nº 9795/99 consiste em fundamento para a construção do Projeto Político-
Pedagógico da escola e de balizamento para a prática pedagógica do professor. A pesquisa com abordagem qualitativa foi realizada em duas escolas com perfis sócio-econômicos distintos. Os dados coletados foram analisados por meio da análise de conteúdo. Os resultados indicam que a educação ambiental não se constitui como tema transversal nas discussões pautadas no contexto escolar, acreditando-se com isso que é necessária a realização de um trabalho pedagógico eficiente, permanente e contínuo, para que a noção de formação da consciência ambiental por meio da educação formal possa se tornar um
tema pertinente à realidade escolar e, desta forma, ter-se fundamentos para iniciar uma discussão sobre o atual modelo de sociedade e a questão da sustentabilidade.
Palavras-chaves: Escola, Educação Ambiental, Projeto Político- Pedagógico.

Palavras-chave


Educação; consciência ambiental; Escola.

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DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v15i0.2929

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