CONFORTO TÉRMICO NA ESCOLA PÚBLICA EM CUIABÁ-MT: ESTUDO DE CASO

Autores

  • Marta Cristina de Jesus Albuquerque Nogueira Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Cuiabá, Mato Grosso.
  • Luciane Cleonice Duarte Universidade Federal do Mato Grosso.
  • José de Souza Nogueira Universidade Federal do Mato Grosso.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v14i0.2883

Palavras-chave:

Escolas, conforto térmico, conforto ambiental.

Resumo

Durante muito tempo, as questões relacionadas ao desempenho térmico das edificações tiveram pouca importância. Assim como para as edificações escolares, além de não atender as condições mínimas de conforto requeridas pelos usuários, coloca-se em comprometimento o ensinoaprendizagem, a saúde física e psicológica, provocam um aumento excessivo do consumo de energia elétrica para condicionar ambientes, e a deterioração de materiais devido a problemas de condensação e ventilação insuficiente. Cuiabá apresenta condições climáticas caracterizadas por duas estações bem definidas, sendo uma seca e outra chuvosa, ventilação fraca, sendo predominantemente quente durante o ano todo. A maioria das edificações escolares municipais e estaduais apresenta partidos arquitetônicos e sistemas construtivos sem levar em conta as características da área e do clima, caracterizando um espaço que não satisfaz as necessidades básicas de conforto ambiental. Certamente, estas condições interferem negativamente na motivação e concentração dos seus alunos. Desta forma,este trabalho tem como objetivo analisar os índices de conforto térmico de uma escola, propondo soluções para atender as necessidades de conforto térmico, visando um ambiente agradável e que favoreça o aprendizado por parte dos alunos.

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Biografia do Autor

Marta Cristina de Jesus Albuquerque Nogueira, Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Cuiabá, Mato Grosso.

Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Mato Grosso (1988), mestrado em Arquitetura e Urbanismo na área de Tecnologia do Ambiente Construído pela Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo/USP (1991) e doutorado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo/USP (1996). Atualmente é professora Associado III desde 01/05/2010 com portaria n 714/SGP/2010, lotada na Departamento de Arquitetura e Urbanismo.

Luciane Cleonice Duarte, Universidade Federal do Mato Grosso.

Depto. de Arquitetura e Urbanismo/FAET/UFMT

José de Souza Nogueira, Universidade Federal do Mato Grosso.

Depto. de Física/ICET/UFMT

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Publicado

2012-09-28

Como Citar

Nogueira, M. C. de J. A., Duarte, L. C., & Nogueira, J. de S. (2012). CONFORTO TÉRMICO NA ESCOLA PÚBLICA EM CUIABÁ-MT: ESTUDO DE CASO. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 14. https://doi.org/10.14295/remea.v14i0.2883