CONFORTO TÉRMICO NA ESCOLA PÚBLICA EM CUIABÁ-MT: ESTUDO DE CASO

Marta Cristina de Jesus Albuquerque Nogueira, Luciane Cleonice Duarte, José de Souza Nogueira

Resumo


Durante muito tempo, as questões relacionadas ao desempenho térmico das edificações tiveram pouca importância. Assim como para as edificações escolares, além de não atender as condições mínimas de conforto requeridas pelos usuários, coloca-se em comprometimento o ensinoaprendizagem, a saúde física e psicológica, provocam um aumento excessivo do consumo de energia
elétrica para condicionar ambientes, e a deterioração de materiais devido a problemas de condensação e ventilação insuficiente. Cuiabá apresenta condições climáticas caracterizadas por duas estações bem definidas, sendo uma seca e outra chuvosa, ventilação fraca, sendo predominantemente quente durante o ano todo. A maioria das edificações escolares municipais e estaduais apresenta partidos arquitetônicos e sistemas construtivos sem levar em conta as características da área e do clima, caracterizando um espaço que não satisfaz as necessidades básicas de conforto ambiental. Certamente, estas condições interferem negativamente na motivação e concentração dos seus alunos. Desta forma,este trabalho tem como objetivo analisar os índices de conforto térmico de uma escola, propondo soluções para atender as necessidades de conforto térmico, visando um ambiente agradável e que favoreça o aprendizado por parte dos alunos.

Palavras-chave


Escolas; conforto térmico; conforto ambiental.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v14i0.2883

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental



Indexadores
Portal de Periódicos - Capes Repositório DSpace Portal do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - IBICT Diadorim Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras Google Acadêmico The Elektronische Zeitschriftenbibliothek (Alemanha) OEI - Biblioteca Digital Diretório Luso-Brasileiro Repositórios e Revistas de Acesso Aberto LATINDEX REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico)
Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient., E-ISSN 1517-1256, ISSN 2318-4884, Rio Grande, Brasil.