PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO INFANTIL EM PALMEIRAS DE GOIÁS: NOVOS PARADIGMAS PARA UMA SOCIEDADE RESPONSÁVEL

Autores

  • Matheus de Souza Lima Ribeiro Universidade Católica de Goiás, UCG, Goiânia, Goiás.
  • Ana Carolina N. A. Profeta Universidade Católica de Goiás, UCG, Goiânia/GO

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v13i0.2723

Palavras-chave:

Educação ambiental, desenvolvimento sustentável, analfabetismo ambiental, sociedades responsáveis, ensino infantil, Palmeiras de Goiás.

Resumo

A Educação Ambiental foi proposta inicialmente, na década de 1970, como uma medida de conscientização da população sobre os problemas ambientais decorrentes do mal uso dos recursos naturais pelo homem. Posteriormente, foram propostos programas para a formação de sociedades responsáveis, visando um novo modelo de desenvolvimento, chamado de Desenvolvimento Sustentável. Esse estudo teve por objetivo avaliar o nível de desenvolvimento dos alunos do ensino fundamental em relação à Educação Ambiental realizada nas escolas de Palmeiras de Goiás. Os resultados reforçam a necessidade da educação ambiental no ensino infantil, uma vez que os alunos com participação em programas de pré-alfabetização apresentaram rendimentos consistentemente mais elevados em relação àqueles que não freqüentaram ou que freqüentaram parcialmente a pré-escola.

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Biografia do Autor

Matheus de Souza Lima Ribeiro, Universidade Católica de Goiás, UCG, Goiânia, Goiás.

Mestrado em Ecologia & Evolução pela Universidade Federal do Goiás.

Ana Carolina N. A. Profeta, Universidade Católica de Goiás, UCG, Goiânia/GO

Bióloga pela Universidade Católica de Goiás

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Publicado

2012-09-22

Como Citar

Ribeiro, M. de S. L., & Profeta, A. C. N. A. (2012). PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO INFANTIL EM PALMEIRAS DE GOIÁS: NOVOS PARADIGMAS PARA UMA SOCIEDADE RESPONSÁVEL. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 13. https://doi.org/10.14295/remea.v13i0.2723