O mundo das plantas Kariri-Xocó: criações poéticas e fotográficas com o grupo Sabuká

Alik Wunder

Resumo


Este trabalho traz criações fotográficas e narrativas orais na forma de um ensaio poético e visual, realizado com o grupo indígena Sabuká Kariri-Xocó. Partimos de uma perspectiva de pesquisa acadêmica na qual a experimentação do pensamento dá-se no movimento inventivo com as imagens e com as palavras. Desejamos manter aberta uma zona de vizinhança, na qual o pensamento acadêmico é atravessado por outros modos de expressão e percepção do mundo. O trabalho é resultado de um projeto de intercâmbio realizado há 8 anos na Universidade Estadual de Campinas com a aldeia Kariri-Xocó de Porto Real do Colégio, situada no estado de Alagoas (Brasil). Os Kariri-Xocó abrem-nos aos devires indígenas pelos seus cantos, suas imagens, suas narrativas, seus sonhos e relações com o universo vegetal, abrem espaços/tempos de partilhas sobre seus modos de existir e resistir.

Palavras-chave


imagem;criação; povos indígenas

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.11405

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Indexadores
Portal de Periódicos - Capes Repositório DSpace Portal do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - IBICT Diadorim Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras Google Acadêmico The Elektronische Zeitschriftenbibliothek (Alemanha) OEI - Biblioteca Digital Diretório Luso-Brasileiro Repositórios e Revistas de Acesso Aberto LATINDEX REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico)
Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient., E-ISSN 1517-1256, ISSN 2318-4884, Rio Grande, Brasil.