Imagens e narrativas de movimentos docentes no Rio de Janeiro e Argentina e a necessidade de pensarmos enquanto latino-americanos

Carina Viviana Kaplan, Joana Ribeiro dos Santos

Resumo


O avanço das políticas neoliberais tem colocado muitas questões aos grupos sociais mais vulneráveis. No entanto, ao mesmo tempo em que essas políticas apresentam suas consequências mais perversas, múltiplas “táticas” criadoras de outras formas de ser e estar no mundo são tecidas cotidianamente. Dessa forma, esse texto tem como objetivo, ao pensar com imagens e narrativas de duas experiências de movimentos sociais de profissionais da educação, uma no Rio de Janeiro e outra na Argentina, propor que partilhemos essas “táticas” tecidas nos múltiplos cotidianos dos movimentos sociais latino-americanos e, assim, pensemos alternativas coletivas e sustentáveis para os desafios que se apresentam na atualidade.

Palavras-chave


Movimentos sociais; “táticas”; América Latina.

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.11346

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