Aprisionando espíritos e fazendo imagens: por uma cosmopolítica das imagens Kaiowá
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.11112Resumo
O artigo ora apresentado tem por objetivo desenvolver reflexões entorno da relação que cineastas Kaiowá do Cone Sul de Mato Grosso do Sul, estabelecem com as imagens (ta`anga), suas conexões com a cosmologia e regimes de xamanismo. A partir da identificação de agentes cosmopolíticos imbricados nas redes de relacionalidade manejadas por intermédio das imagens, teceremos mosaicos relacionais mobilizados entre as ta'anga e os sujeitos humanos e não-humanos, para vislumbrarmos a noção de imagem sustentada pelo pensamento Kaiowá. Em nossa hipótese, o exercício contínuo de conceituação do que viria a ser uma imagem por parte dos cineastas em questão, podem ser elucidados por agenciamentos cosmopolíticos que balizam ontologicamente os filmes realizados por eles, e propõem interconexões entre realidades simultâneas, que evidenciam a complexidade agentiva das imagens no multiverso desses cineastas.Downloads
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