Produções artísticas de mulheres e resistências feministas no Ensino de Artes Visuais contra o patriarcado contemporâneo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.11088

Palavras-chave:

Produções Artísticas. Resistência Feminista. Patriarcado

Resumo

No contexto atual brasileiro, fica evidente, que a disseminação de imagens com discursos opressores é algo massivo tornando-se nocivo à sociedade democrática, causando implicações nos meios sociais, no meio ambiente e na Educação. Tais visualidades podem ser parte de um sistema de dominação patriarcal (LERNER, 2019), que continua a oprimir mulheres e outras minorias de forma violenta. Neste sentido, as produções e performances artísticas de mulheres, surgem como contrapontos feministas e de resistência, através de uma epistemologia educativa, capaz de denunciar e enfrentar o domínio do patriarcado contemporâneo – que volta a reprimir as minorias, afetando a vida social das comunidades que vivem em regiões de periferia e também na região de floresta. Nesse sentido, discutimos aqui a Educação em Artes visuais em seus potenciais de resistência contra o sistema opressor.

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Biografia do Autor

Alessandra Gurgel Pontes, Universidade Federal de Pelotas - Mestrado em Educação

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Cursando graduação em Artes Visuais-Licenciatura (2016) pela Universidade Federal de Pelotas. Graduação em Artes Visuais-Bacharelado pela Universidade Federal de Pelotas (2012). Bolsista PIBIC-CNPQ do projeto de pesquisa "Cultura Visual no ensino de Artes - Sentidos, práticas e experiências docentes". Pesquisa sobre cultura visual e formação de professoras/es de Artes Visuais

Maristani Polidori Zamperetti, Universidade Federal de Pelotas - Doutora em Educação

Doutora e Mestra em Educação (PPGE/FaE/UFPel). Professora Adjunta no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas, RS, onde ministra disciplinas na área de Fundamentos da Educação em Artes Visuais. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/FaE/UFPel), Mestrado e Doutorado, na Linha de Pesquisa "Formação de Professores: Ensino, Processos e Práticas Educativas". Líder do Grupo de Pesquisa: Pesquisa, Ensino e Formação Docente nas Artes Visuais (CNPQ). Coordenadora do Projeto Artes Visuais do PIBID/UFPel (2014-2018).

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Publicado

2020-07-01

Como Citar

Pontes, A. G., & Zamperetti, M. P. (2020). Produções artísticas de mulheres e resistências feministas no Ensino de Artes Visuais contra o patriarcado contemporâneo. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 37(2), 286–306. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.11088

Edição

Seção

Dossiê IMAGENS: RESISTÊNCIAS E CRIAÇÕES COTIDIANAS (FIM)