A TEMATIZAÇÃO DA DIMENSÃO CONCEITUAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

ANÁLISE SOBRE O USO DE DISPOSITIVOS PEDAGÓGICOS DIGITAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

Resumo

Objetivou-se analisar e avaliar o impacto da utilização de Materiais Didáticos Digitais (MDD) vinculados à tematização de aspectos ligados à dimensão conceitual dentro das práticas corporais no campo da Educação Física em alunos do ensino fundamental – anos finais. A pesquisa foi desenvolvida ao longo de um semestre letivo em uma escola de uma cidade de médio porte do interior do Estado de São Paulo, com duas turmas: uma do sexto e a outra do oitavo ano. Os resultados demonstram a importância de se focalizar o ensino da dimensão conceitual por meio de ferramentas didáticas e interativas que possibilitem maior atenção e capacidade de reflexão por parte dos alunos. Assim, as considerações discentes oferecem uma oportunidade para se reconhecer os potenciais processos de uso e apropriação desses dispositivos na Educação Física. Essas respostas constituem uma fonte valiosa de reflexão sobre como esses materiais podem ser eficazes para estimular o interesse dos estudantes, valorizando-se a “voz” discente, seus interesses, sugestões e perspectivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

George Luiz Cardoso, Secretaria Estadual de Educação de São Paulo

Graduado em Educação Física - Unesp Rio Claro. Mestre em Educação Física (Proef - Unesp Rio Claro) e professor de Educação Física da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo.

Luiz Gustavo Bonatto Rufino, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

Professor doutor vinculado ao Departamento de Estudos da Atividade Física Adaptada - DEAFA, na Faculdade de Educação Física - FEF, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. 

Downloads

Publicado

22-08-2025

Como Citar

Cardoso, G. L., & Rufino, L. G. B. (2025). A TEMATIZAÇÃO DA DIMENSÃO CONCEITUAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ANÁLISE SOBRE O USO DE DISPOSITIVOS PEDAGÓGICOS DIGITAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Didática Sistêmica, 27(1), 147–165. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/18307

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo