RELATOS SOBRE A PERCEPÇÃO DO IMPACTO NA INTERRUPÇÃO DAS PRÁTICAS CORPORAIS E ATIVIDADES FÍSICAS DE LAZER DECORRENTES DA COVID-19.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/rdsis.v26i1.16909

Resumo

As práticas corporais e atividades físicas (PCAF) foram totalmente modificadas durante a pandemia da Covid-19, em função do distanciamento social e do necessário fechamento de estabelecimentos para evitar a circulação do vírus. Portanto, praticantes de AF coletivas tiveram suas atividades interrompidas, seus vínculos sociais, culturais e lazer descaracterizados. O objetivo deste estudo foi avaliar a percepção sobre a interrupção da prática regular de PCAF devido à pandemia na saúde, interações sociais, culturais e no lazer. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa, a metodologia utilizada foi Análise de Conteúdo com a técnica de entrevistas. Concluiu-se que a percepção de saúde física e mental foram impactadas, assim como suas relações sociais, culturais e de lazer, devido a redução da socialização e o período prolongado de isolamento social. No pós-pandemia os entrevistados passaram a valorizar mais suas PCAF de lazer, assim como suas relações sociais e culturais, ressaltando a importância das atividades de lazer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréia Xavier da Costa da Rosa, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Doutoranda em Educação Física pela UFPEL
Mestra em Educação Física pela UFPEL
Especialista em Educação Física Escolar pela UFPEL
Bacharela em Educação Física pela UFPEL

Cintia Ramos Nicoes, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande (2014). Especialista em Saúde da Família, pela Universidade Federal do Rio Grande (2017). Mestra e Doutora pela Universidade Federal de Pelotas. Contato: cintianicoes@hotmail.com

Pedro Rodrigues Curi Hallal, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Possui graduação em Educação Física (2000), mestrado (2002) e doutorado (2005) em Epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas. Realizou estágio pós-doutoral no Instituto de Saúde da Criança da Universidade de Londres. Atuou como Reitor da UFPel entre 2017 e 2020. É Professor Titular da Universidade de Illinois Urbana-Champaign, Estados Unidos e Professor Visitante da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Coordena o EPICOVID-19, o maior estudo epidemiológico sobre coronavírus no Brasil. É um dos coordenadores da Coorte de 2015 de Pelotas e do Observatório Global de Atividade Física. É um dos sócios fundadores e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde. Foi membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências entre 2008 e 2013. Foi bolsista de produtividade 1A do CNPq. É Editor-Chefe do Journal of Physical Activity and Health.

Downloads

Publicado

27-11-2024

Como Citar

Xavier da Costa da Rosa, A., Ramos Nicoes, C., & Rodrigues Curi Hallal, P. (2024). RELATOS SOBRE A PERCEPÇÃO DO IMPACTO NA INTERRUPÇÃO DAS PRÁTICAS CORPORAIS E ATIVIDADES FÍSICAS DE LAZER DECORRENTES DA COVID-19. Revista Didática Sistêmica, 26(1), 86–98. https://doi.org/10.14295/rdsis.v26i1.16909

Edição

Seção

Dossiê