O LAZER EM UM PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO FACILITADOR NA VALORAÇÃO AO ENVELHECIMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/rdsis.v26i1.16908

Resumo

Este artigo é um recorte de um estudo qualitativo, exploratório e descritivo que buscou analisar e problematizar as percepções e experiências relacionadas ao lazer de idosos e idosas participantes de um programa extensionista universitário, visando compreender os significados atribuídos ao lazer por essa população e suas implicações na vivência desse direito durante o processo de envelhecimento. A pesquisa utilizou formulários e entrevistas para coletar dados que mostraram que as idosas percebem o programa não apenas como lazer, senão também como um espaço de reconhecimento pessoal e de valoração do envelhecimento. Alguns dos aspectos destacados nas respostas e depoimentos foram a socialização, o respeito, o reconhecimento e a realização pessoal. O estudo ressalta a relevância dos espaços e tempos de lazer ofertados pelo programa a respeito da valoração pessoal da população idosa participante. Por último reconhece-se a importância das subjetividades idosas para a construção de uma sociedade plural e inclusiva.

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Biografia do Autor

Natanael Luiz Acunha da Silveira, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Acadêmico de Licenciatura em Educação Física na Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Denise Lima Meireles, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestre em Saúde Pública - FURG, Bacharel em Psicologia - Anhanguera do Rio Grande e acadêmica de Licenciatura em Educação Física - FURG;

Iván G. Silva Miguel, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Docente no curso de Educação Física - FURG

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Publicado

27-11-2024

Como Citar

Acunha da Silveira, N. L., Lima Meireles, D., & G. Silva Miguel, I. (2024). O LAZER EM UM PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO FACILITADOR NA VALORAÇÃO AO ENVELHECIMENTO. Revista Didática Sistêmica, 26(1), 48–60. https://doi.org/10.14295/rdsis.v26i1.16908

Edição

Seção

Dossiê