O LAZER EM UM PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO FACILITADOR NA VALORAÇÃO AO ENVELHECIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.14295/rdsis.v26i1.16908Resumo
Este artigo é um recorte de um estudo qualitativo, exploratório e descritivo que buscou analisar e problematizar as percepções e experiências relacionadas ao lazer de idosos e idosas participantes de um programa extensionista universitário, visando compreender os significados atribuídos ao lazer por essa população e suas implicações na vivência desse direito durante o processo de envelhecimento. A pesquisa utilizou formulários e entrevistas para coletar dados que mostraram que as idosas percebem o programa não apenas como lazer, senão também como um espaço de reconhecimento pessoal e de valoração do envelhecimento. Alguns dos aspectos destacados nas respostas e depoimentos foram a socialização, o respeito, o reconhecimento e a realização pessoal. O estudo ressalta a relevância dos espaços e tempos de lazer ofertados pelo programa a respeito da valoração pessoal da população idosa participante. Por último reconhece-se a importância das subjetividades idosas para a construção de uma sociedade plural e inclusiva.