A RECREAÇÃO EDUCATIVA NA REALIDADE DE PESSOAS VIVENDO COM HIV/AIDS
DOI:
https://doi.org/10.14295/rdsis.v26i1.16881Resumo
A partir do conhecimento de como a prática do lazer é prejudicada na vida da pessoa vivendo com HIV/AIDS (PVHA), este trabalho investigou como a educação para o lazer – por meio da Animação Sociocultural (ASC) – poderia fornecer subsídios para o empoderamento de tais sujeitos em seu tempo livre. Em decorrência, foi estabelecido o seguinte objetivo: compreender as concepções e práticas de lazer das PVHA, analisando possibilidades e limites da ASC de fomentar o acesso ao lazer por parte dessas pessoas. Na perspectiva da pesquisa-ação, foi desenvolvida formação de 19 sujeitos da cidade de Londrina-PR, tendo como eixo programático os conteúdos culturais do lazer. Em um contexto mediado pela ASC, a educação para o lazer contribuiu à apropriação do tempo livre dos participantes, considerando que a emancipação da PVHA passa predominantemente pelo enfrentamento dos estigmas e de barreiras socioeconômicas.