ITINERÁRIOS DE LAZER NOTURNO DE JOVENS UNIVERSITÁRIOS DE MEDICINA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/rdsis.v26i1.16877

Resumo

O estudo objetiva conhecer experiências de lazer noturno de um grupo de jovens estudantes de medicina relacionados aos consumos de álcool ao longo da noite. Por meio de observações participantes e entrevistas semiestruturadas, foi observado que sair à noite abriga uma sucessão de eventos, deslocamentos urbanos, encontros e principalmente consumo de álcool. Diferentes formas de sair à noite foram identificadas, incluindo estratégias para economizar dinheiro e se movimentar pelo espaço da cidade. O consumo de álcool é prática comum entre esses jovens e existem distintas formas de uso e de locais, que influenciam os tipos de bebidas e as formas de gerir o uso. Esses modos de sair à noite vão além de análises quantitativas e refletem a busca por diversão, bem como aspectos sociais, expectativas individuais e gestão dos consumos de álcool das experiências de sair à noite.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heloisa Heringer Freitas, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2015), mestrado em Educação Física (2019) e atualmente é doutoranda na mesma instituição.

Elena Gervilla García, Universitat de les Isles Baleares

Elena Gervilla é PhD em Psicologia pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha). É professora na área de Metodologia das Ciências do Comportamento na Universidade das Ilhas Baleares (Espanha). Sua pesquisa tem se concentrado em projetos voltados para a saúde, prevenção e promoção de comportamentos saudáveis em diferentes contextos, como equipes esportivas, famílias e estudantes.

Liana Abrao Romera, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Liana Abrão Romera é mestre e doutora em Educação Física pela UNICAMP, tem Pós-Doutorado em Estudios do Ocio pela Universidad de Deusto - Espanha. Professora titular da Universidade Federal do Espírito Santo. Coordenadora da ABRAMD Educação Espírito Santo (Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos Sobre Drogas), membro da ANPEL (Associação Nacional de Pesquisadores em Lazer) e membro da OTIUM (Red Iberoamericana de Estudios de Ocio). Líder do grupo de pesquisa Andaluz com pesquisas na área de juventude, lazer, prevenção e usos de drogas.

Downloads

Publicado

27-11-2024

Como Citar

Heringer Freitas, H., Gervilla García, E., & Abrao Romera, L. (2024). ITINERÁRIOS DE LAZER NOTURNO DE JOVENS UNIVERSITÁRIOS DE MEDICINA. Revista Didática Sistêmica, 26(1), 177–191. https://doi.org/10.14295/rdsis.v26i1.16877

Edição

Seção

Dossiê