SAÚDE E LAZERANIA

EM BUSCA DE (RE)CONQUISTAS

Autores

Resumo

Saúde e lazer são temas emergentes no seio das construções socio-históricas e culturais da humanidade, com efeito, suscetíveis a várias transformações no campo teórico e prático. Nesse sentido, este texto ensaísta objetiva situar e refletir sobre questões basilares do campo da Saúde Coletiva e o fenômeno lazer no bojo das transformações políticas, sociais e econômicas que atravessam o caminhar a vida. Para tal, apresenta as principais críticas à racionalidade científica moderna, tece discussões sobre a desintegração da saúde e do lazer enquanto direitos sociais inseridos em um cenário sob a lógica neoliberal e, sem esgotar na temática, apresenta possibilidades de (re)conquistas de direitos a partir do olhar ampliado em saúde e as interfaces com a lazerania. Sinalizamos que olhar ampliado em saúde e a lazerania apresentam-se como espaço fecundo de reflexões críticas para a (re)conquista de direitos sociais de maneira plena e emancipatória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ueliton Peres de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutorando em Saúde Coletiva, do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Mato Grosso, Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso, Especialista em Educação Física Escolar pela Faculdade do Noroeste de Minas FINOM - , Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Goiás - UEG. Membro do grupo de pesquisa do Diretório CNPQ " Saúde, Experiência, Cultura e Sociedade; Membro do Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Esporte e Exercício Físico - CIPEEF; Membro do Laboratório de Estudos Aplicados em Pedagogia do Esporte - LEAPE; Membro do Centro de Desenvolvimento de Pesquisas em Políticas de Esporte e Lazer - Rede Cedes do Estado de Mato Grosso; Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação e Justiça Social - EDUJUS - UFPA. Desde o ano de 2010 é servidor público pela Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso, Analista do Sistema Socioeducativo, perfil Educador Físico. Atualmente está a frente das ações desenvolvidas pelo o Núcleo de Pesquisas Científicas da SESP/MT, na Coordenadoria de Aplicação, Desenvolvimento, Saúde e Segurança da Superintendência de Gestão de Pessoas. 

Reni Aparecida Barsaglini, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992), especialista em Saúde Pública pela Universidade Federal de São Carlos e em Política de recursos humanos para a gestão do SUS pela Universidade de Brasília. Concluiu mestrado em Saúde e Ambiente pela Universidade Federal de Mato Grosso (1999), doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e pós-doutorado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra/Portugal (2018). Trabalhou na Escola de Saúde Publica de Mato Grosso vinculada à Secretaria de Estado de Saúde/MT. Atualmente é professora associada III do Instituto de Saúde Coletiva onde coordena o Programa de pós-graduação em Saúde Coletiva (2020-2022) sendo credenciada como docente permanente neste Programa e no programa de pós-graduação em Enfermagem/UFMT. Foi membro da Comissão de Ciências Sociais e Humanas e Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva/ABRASCO (compondo a vice-coordenação de 2014-2016 e membro suplente 2017-2019) e atualmente compõe o grupo de vice-presidentes dessa Associação. É membro do Grupo Temático "Racismo e Saúde", da Abrasco criado em 2017. Atua como Editora Associada da revista Saúde & Sociedade (2019-). É líder do Grupo de Pesquisa (Diretório de Grupos de Pesquisa CNPq) "Saúde, experiência, cultura e sociedade". Tem experiência na área de Saúde Coletiva, na subárea de Ciências Sociais e Humanas e Saúde, atua como pesquisadora, coordenadora e orientadora de pesquisas qualitativas com emprego da abordagem socioantropológica do processo saúde doença em diferentes contextos, experiência de adoecimentos crônicos/de longa duração/condições crônicas; pesquisas de formação em Saúde Coletiva; avaliação de políticas/programas/projetos; saúde em instituições de privação de liberdade (com profissionais de saúde e agentes socioeducadores;, mulheres presas; familiares/mulheres de pessoas presas; reinserção de pessoas em medida de segurança) e impactos socioambientais do modelo do agronegócio.

Downloads

Publicado

22-08-2025

Como Citar

Peres de Oliveira, U., & Aparecida Barsaglini, R. (2025). SAÚDE E LAZERANIA: EM BUSCA DE (RE)CONQUISTAS. Revista Didática Sistêmica, 27(1), 105–115. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/16860

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo