O LAZER NAS BRECHAS DA ESCOLA

O OCULTO E O PULSANTE NO COTIDIANO

Autores

  • Karine do Rocio Vieira dos Santos Prefeitura Municipal de Curitiba
  • Simone Rechia Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14295/rdsis.v26i1.16848

Resumo

Esse artigo tem como objetivo discutir o lazer vivenciado nas brechas dos tempos e espaços escolares. Essa face, por vezes oculta, velada e proibida, é pulsante nas vivências cotidianas formais e informais nas escolas. Metodologicamente seguimos os ritos da sociopoética, na qual é a partir da provocação de sensações e emoções que os dados são produzidos. Participaram da pesquisa crianças de turmas de 5.º ano do Ensino Fundamental. Ao fim, percebemos que o lugar do lazer na escola está na “clandestinidade”. Possível a quem se mantém atento às oportunidades e delas se aproveita, mostrando que, na escola, o lazer pode estar sendo vivenciado nas brechas dos tempos e espaços formais a partir das táticas criadas pelos estudantes.

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Biografia do Autor

Simone Rechia, Universidade Federal do Paraná

Pós-doutora em Educação Física (Universidade de Aveiro), Doutora em Educação Física (Unicamp), Mestre em Educação (PUC-PR), Graduada em Educação Física (PUC-PR). Professora colaboradora nos Programas de Pós-graduação em Estudos do Lazer (UFMG) e Programa de Pós-graduação em Educação (UFPR). 

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Publicado

27-11-2024

Como Citar

do Rocio Vieira dos Santos, K., & Rechia, S. A. (2024). O LAZER NAS BRECHAS DA ESCOLA: O OCULTO E O PULSANTE NO COTIDIANO. Revista Didática Sistêmica, 26(1), 61–74. https://doi.org/10.14295/rdsis.v26i1.16848

Edição

Seção

Dossiê