DISCURSOS SOBRE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA MÍDIA: UMA ANÁLISE DA PARTICIPAÇÃO DE DOIS ATLETAS NO PROGRAMA ENCONTRO COM FÁTIMA BERNARDES

Autores/as

  • Alice Sonaglio de Vasconcellos Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Roseli Belmonte Machado Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumen

Este artigo tem o objetivo de compreender as estratégias discursivas da mídia televisiva que familiarizam a existência e o convívio com o atleta com deficiência. Utilizaremos a perspectiva foucaultiana para realizar a análise, com os conceitos-ferramentas de governo, governamentalidade, norma e seus correlatos. Para o corpus da pesquisa, analisamos a participação de dois atletas deficientes no Programa Encontro com Fátima Bernardes, da Rede Globo de Televisão. Com a análise, notamos que a TV pode veicular um discurso que busca normalizar o deficiente por meio de diferentes estratégias, como a exaltação de uma prática esportiva realizada por ele.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alice Sonaglio de Vasconcellos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora de Educação Física, graduada pela Universidade Federal do Rio Grande(FURG). Atualmente é acadêmica do curso de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEdu/UFRGS).

Roseli Belmonte Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação.Professora da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEFiD/UFRGS).

Publicado

2019-10-30

Cómo citar

Vasconcellos, A. S. de, & Machado, R. B. (2019). DISCURSOS SOBRE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA MÍDIA: UMA ANÁLISE DA PARTICIPAÇÃO DE DOIS ATLETAS NO PROGRAMA ENCONTRO COM FÁTIMA BERNARDES. Revista Didática Sistêmica, 20(2), 57–66. Recuperado a partir de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/8251

Número

Sección

Artigos de Fluxo Contínuo