DIÁLOGOS COM O CANTAR-DANÇAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Authors

  • Adriana Martins Correia UNIVERSIDAE FEDERAL FLUMINENSE

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.12927

Abstract

Este texto, de caráter ensaístico, pretende colocar em cena o diálogo entre o universo dos brinquedos cantados e o trato com cantar-dançar na Educação Infantil. Parte da ideia de que o uso dessas manifestações traz em seu bojo uma lógica disciplinar, a partir das cantigas tradicionais e do brinquedo cantado pedagógico. Contudo, na contemporaneidade este trato lida também com um outro produto que existe a partir da midiatização, que incorpora e mantém velhos discursos, ao mesmo tempo em que os ressignifica a partir de novos sentidos e estéticas, dentro da flexibilidade própria da sociedade de controle. O trabalho é construído a partir da articulação entre a experiência da autora na docência, debates com docentes em formação inicial e continuada na Universidade, colocados em perspectiva com a literatura a respeito das relações entre escola e poder, educação das infâncias e ensino da dança na escola. Ao final são apresentadas algumas propostas e experiências que buscam deslocar o cantar-dançar para fora dessa lógica prescritiva, vislumbrando a potência da criatividade das infâncias.



Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Adriana Martins Correia, UNIVERSIDAE FEDERAL FLUMINENSE

Universidade Federal Fluminense. Coordenadora do grupo de pesquisa Expressividades, performances andarilhas e espaços educativos (EXPANDE-UFF).

E-mail: adrianacorreia@id.uff.br

Published

2022-01-24

How to Cite

Correia, A. M. (2022). DIÁLOGOS COM O CANTAR-DANÇAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Didática Sistêmica, 23(1), 167–183. https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.12927