FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DA DOCÊNCIA: DESAFIOS, REFLEXÕES E POSSIBILIDADES

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v22i2.11806

Abstract

Considerando que a temática da formação de professores coloca-se como um tema inesgotável e é sempre instigadora, apresentamos neste texto uma síntese com as principais tendências que influenciaram as pesquisas sobre formação de professores bem como suas principais abordagens e seu período de ocorrência. A reflexão proposta visa colaborar com o debate sobre a formação de professores e suas práticas. Procuramos trazer elementos para a discussão de desafios e de possibilidades neste sentido. Buscamos também fomentar o diálogo sobre a docência e sobre termos como professor reflexivo, teoria e prática, ensinar e aprender, problematizando ideias sobre suas dicotomias bem como suas articulações.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Juliana Bittencourt Garcia, Universidade Federal de Pelotas

Faculdade de Educação - Programa de Pós-graduação em Educação (Mestre/Doutoranda)

Maria Isabel da Cunha, Universidade Federal de Pelotas

Faculdade de Educação - Programa de Pós-graduação em Educação (Doutora)

Published

2021-06-11

How to Cite

Garcia, J. B., & Cunha, M. I. da. (2021). FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DA DOCÊNCIA: DESAFIOS, REFLEXÕES E POSSIBILIDADES. Revista Didática Sistêmica, 22(2), 169–177. https://doi.org/10.14295/rds.v22i2.11806