DISCURSOS SOBRE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA MÍDIA: UMA ANÁLISE DA PARTICIPAÇÃO DE DOIS ATLETAS NO PROGRAMA ENCONTRO COM FÁTIMA BERNARDES

Autores

  • Alice Sonaglio de Vasconcellos Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Roseli Belmonte Machado Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Este artigo tem o objetivo de compreender as estratégias discursivas da mídia televisiva que familiarizam a existência e o convívio com o atleta com deficiência. Utilizaremos a perspectiva foucaultiana para realizar a análise, com os conceitos-ferramentas de governo, governamentalidade, norma e seus correlatos. Para o corpus da pesquisa, analisamos a participação de dois atletas deficientes no Programa Encontro com Fátima Bernardes, da Rede Globo de Televisão. Com a análise, notamos que a TV pode veicular um discurso que busca normalizar o deficiente por meio de diferentes estratégias, como a exaltação de uma prática esportiva realizada por ele.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alice Sonaglio de Vasconcellos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora de Educação Física, graduada pela Universidade Federal do Rio Grande(FURG). Atualmente é acadêmica do curso de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEdu/UFRGS).

Roseli Belmonte Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação.Professora da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEFiD/UFRGS).

Downloads

Publicado

2019-10-30

Como Citar

Vasconcellos, A. S. de, & Machado, R. B. (2019). DISCURSOS SOBRE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA MÍDIA: UMA ANÁLISE DA PARTICIPAÇÃO DE DOIS ATLETAS NO PROGRAMA ENCONTRO COM FÁTIMA BERNARDES. Revista Didática Sistêmica, 20(2), 57–66. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/8251

Edição

Seção

Artigos