O mundo mágico do circo:o saber incorporado e compartilhado.

Autores

  • José Francisco Baroni Silveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS

Palavras-chave:

Arte circense.Educação física. Ensino.aprendizagem

Resumo

Este artigo resulta de uma pesquisa etnográfica que objetivou investigar como é compartilhado o saber circense nas aulas oferecidas pelo Circo Girassol. Pensando o corpo a partir de referenciais culturais e históricos e a educação como um processo dialógico, considero que na práxis pedagógica do Girassol os artistas-professores primam por uma metodologia centrada no professor onde os malabarismos e acrobacias são transmitidas aos alunos a partir de uma didática da demonstração; os gestos são ensinados através de padrões de movimentos estabelecidos como modelares e corretos; o corpo é educado para uma postura da retidão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Francisco Baroni Silveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Ciência - FURG. Mestre em Ciência do Movimento Humano - UFRGS. Professor de Educação Física do Instituto Federal de Educação - IFRS.

Downloads

Publicado

21-02-2014

Como Citar

Silveira, J. F. B. (2014). O mundo mágico do circo:o saber incorporado e compartilhado. Revista Didática Sistêmica, 15(2), 125–139. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/3868

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo