A TEMATIZAÇÃO DA DIMENSÃO CONCEITUAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
ANÁLISE SOBRE O USO DE DISPOSITIVOS PEDAGÓGICOS DIGITAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Objetivou-se analisar e avaliar o impacto da utilização de Materiais Didáticos Digitais (MDD) vinculados à tematização de aspectos ligados à dimensão conceitual dentro das práticas corporais no campo da Educação Física em alunos do ensino fundamental – anos finais. A pesquisa foi desenvolvida ao longo de um semestre letivo em uma escola de uma cidade de médio porte do interior do Estado de São Paulo, com duas turmas: uma do sexto e a outra do oitavo ano. Os resultados demonstram a importância de se focalizar o ensino da dimensão conceitual por meio de ferramentas didáticas e interativas que possibilitem maior atenção e capacidade de reflexão por parte dos alunos. Assim, as considerações discentes oferecem uma oportunidade para se reconhecer os potenciais processos de uso e apropriação desses dispositivos na Educação Física. Essas respostas constituem uma fonte valiosa de reflexão sobre como esses materiais podem ser eficazes para estimular o interesse dos estudantes, valorizando-se a “voz” discente, seus interesses, sugestões e perspectivas.




