VOZES DA ARQUIBANCADA

O FENÔMENO DO AFASTAMENTO DAS ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

Resumo

Esse artigo pretende reverberar as vozes das estudantes que se afastam das aulas de Educação Física para ficar nas arquibancadas das quadras. O objetivo desta pesquisa foi discutir as razões do desinteresse das adolescentes do ensino médio em participarem das aulas, o que nos levou a percorrer o caminho através do Mestrado Profissional em Educação Física Escolar em Rede Nacional (PROEF), polo UFMG. Neste estudo de caso, o fenômeno pesquisado deriva da observação da movimentação das estudantes nas aulas de Educação Física em uma escola estadual em Belo Horizonte que, aula após aula, sentam-se na arquibancada e não realizam as atividades propostas chegando por vezes a 50% do número total de alunas afastadas da aula. A arquibancada (ou qualquer lugar fora da quadra) tornou-se então um lugar na escola no qual é possível identificar esse perfil de estudante, que toma a decisão de não querer fazer as aulas de Educação Física. Assim, através de uma metodologia que contou com a observação das aulas durante um bimestre letivo, do diário de aulas, entrevistas com as adolescentes e diversas leituras sobre o assunto, apresentamos como resultado dessa pesquisa as vozes da arquibancada: o fenômeno do afastamento das adolescentes do ensino médio nas aulas de Educação Física.

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Biografia do Autor

Carolina Mezzetti de Freitas Rochael, Universidade Federal de Minas Gerais

Egressa do ProEF UFMG

Gustavo Cortes, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

UFMG

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Publicado

12-04-2025

Como Citar

Mezzetti de Freitas Rochael, C., & Cortes, G. (2025). VOZES DA ARQUIBANCADA: O FENÔMENO DO AFASTAMENTO DAS ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Revista Didática Sistêmica, 26(2), 184–196. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/17589

Edição

Seção

Dossiê temático: Mestrado Profissional e a Pesquisa em Docência em Educação Física