VOZES DA ARQUIBANCADA
O FENÔMENO DO AFASTAMENTO DAS ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Resumo
Esse artigo pretende reverberar as vozes das estudantes que se afastam das aulas de Educação Física para ficar nas arquibancadas das quadras. O objetivo desta pesquisa foi discutir as razões do desinteresse das adolescentes do ensino médio em participarem das aulas, o que nos levou a percorrer o caminho através do Mestrado Profissional em Educação Física Escolar em Rede Nacional (PROEF), polo UFMG. Neste estudo de caso, o fenômeno pesquisado deriva da observação da movimentação das estudantes nas aulas de Educação Física em uma escola estadual em Belo Horizonte que, aula após aula, sentam-se na arquibancada e não realizam as atividades propostas chegando por vezes a 50% do número total de alunas afastadas da aula. A arquibancada (ou qualquer lugar fora da quadra) tornou-se então um lugar na escola no qual é possível identificar esse perfil de estudante, que toma a decisão de não querer fazer as aulas de Educação Física. Assim, através de uma metodologia que contou com a observação das aulas durante um bimestre letivo, do diário de aulas, entrevistas com as adolescentes e diversas leituras sobre o assunto, apresentamos como resultado dessa pesquisa as vozes da arquibancada: o fenômeno do afastamento das adolescentes do ensino médio nas aulas de Educação Física.