A RECREAÇÃO EDUCATIVA NA REALIDADE DE PESSOAS VIVENDO COM HIV/AIDS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/rdsis.v26i1.16881

Resumo

A partir do conhecimento de como a prática do lazer é prejudicada na vida da pessoa vivendo com HIV/AIDS (PVHA), este trabalho investigou como a educação para o lazer – por meio da Animação Sociocultural (ASC) – poderia fornecer subsídios para o empoderamento de tais sujeitos em seu tempo livre. Em decorrência, foi estabelecido o seguinte objetivo: compreender as concepções e práticas de lazer das PVHA, analisando possibilidades e limites da ASC de fomentar o acesso ao lazer por parte dessas pessoas. Na perspectiva da pesquisa-ação, foi desenvolvida formação de 19 sujeitos da cidade de Londrina-PR, tendo como eixo programático os conteúdos culturais do lazer. Em um contexto mediado pela ASC, a educação para o lazer contribuiu à apropriação do tempo livre dos participantes, considerando que a emancipação da PVHA passa predominantemente pelo enfrentamento dos estigmas e de barreiras socioeconômicas.

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Biografia do Autor

Aurea Regina Telles Pupulin, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Farmácia Bioquimica pela Universidade Estadual de Maringá, mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Celular) pela Universidade Estadual de Maringá . Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Parasitologia e Bioquimica com enfase em "Efeito e toxicidade de farmacos sobre microorganismos e hospedeiros" atuando principalmente nos seguintes temas: aids, hiv, infecções oportunistas, parasitoses intestinais e doença de chagas.

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Publicado

27-11-2024

Como Citar

Herold, P., Gomes de Assis Pimentel, G., & Telles Pupulin, A. R. (2024). A RECREAÇÃO EDUCATIVA NA REALIDADE DE PESSOAS VIVENDO COM HIV/AIDS. Revista Didática Sistêmica, 26(1), 165–176. https://doi.org/10.14295/rdsis.v26i1.16881

Edição

Seção

Dossiê