Luís da Câmara Cascudo, historiador dos espaços.

Autores/as

  • Bruno Balbino Aires da Costa Universidade Potiguar (UNP)

Palabras clave:

Luís da Câmara Cascudo, historiador, espaços

Resumen

Esse trabalho tem como objetivo analisar a construção do lugar de historiador do intelectual norte-rio-grandense, Luís da Câmara Cascudo, identificando também suas concepções de história. O referido intelectual circulou pelas principais instituições do saber histórico, particularmente, os institutos históricos e geográficos espalhados pelo Brasil. Sua participação se caracterizava pelas trocas de correspondências com os intelectuais dessas instituições, além de contribuir com a escrita de vários artigos. Além dessas instituições, Luís da Câmara Cascudo assumiu, a partir dos anos trinta, o lugar de historiador das cidades, escrevendo, sob o patrocínio de várias prefeituras dos municípios do Rio Grande do Norte. Sua escrita atendia aos interesses desses órgãos que o requeria para a construção da identidade histórica dos espaços que ele mesmo se encarregava de narrar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Bruno Balbino Aires da Costa, Universidade Potiguar (UNP)

Mestre em História pelo Programa de Pós-graduação em História e Espaços da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor efetivo do Departamento de História da Universidade Potiguar (UNP).

Publicado

2015-06-04

Cómo citar

Costa, B. B. A. da. (2015). Luís da Câmara Cascudo, historiador dos espaços. Revista Brasileira De História & Ciências Sociais, 4(8). Recuperado a partir de https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10488