Historiografias de um epicentro da pobreza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/rbhcs.v13i25.12253

Palavras-chave:

Pobreza, Historicidade, História Social, Brasil,

Resumo

Resenha do livro “Histórias da Pobreza no Brasil” (Ed. FURG, 2019), volume 6 da Coleção Direito e Justiça Social, organizado pelos professores e pesquisadores Fabiano Quadros Rückert, Jonathan Fachini da Silva, José Carlos da Silva Cardozo e Tiago da Silva Cesar. A presente resenha busca revisar criticamente esta importante publicação historiográfica cuja proposta foi compor uma obra que contemplasse diferentes escalas de análise sobre a pobreza associadas as particularidades históricas e socioeconômicas desde o Norte ao Sul do Brasil. Os quatorze capítulos desenvolvidos ao longo de cerca de 400 páginas conduzem o leitor a fluxos e lentes de análise distintas, embora estejam todos entrelaçados no terreno da História Social. Na esteira da história das coletividades, os capítulos do livro analisado buscam revelar os aspectos intrínsecos a construção histórico-social da condição de miséria dentro de classes marginalizadas, isto é, trabalhadores pobres, escravizados, encarcerados, órfãos, mestiços, desabrigados. A obra desnaturaliza a percepção das desigualdades sociais a partir do momento em que esmiúça as particularidades dos grupos envolvidos pela pobreza. Para tanto, o exercício dos autores remonta um delicado trabalho de análise de fontes documentais variadas como processos judiciais, relatos de viajantes, jornais, petições, leis, estatísticas sanitárias, documentos eclesiásticos, relatórios da administração pública e obras literárias. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathalia Claro Moreira

Possui Graduação em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2018). É Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Campus Pantanal (PPGE/UFMS). Doutoranda em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (POSFIL/UERJ). Tem experiência na área de História, da Educação e da Filosofia atuando principalmente nos seguintes temas: Cultura indígena, Epistemologia Indígena, Educação Jesuítica, Missões Jesuíticas, Bolívia, Fenomenologia, Estudos Decoloniais.

Referências

RÜCKERT, Fabiano; et al (Orgs.). Histórias da pobreza no Brasil. (Coleção Direito e Justiça Social; 6). Rio Grande: Ed. da FURG, 2019. 410, p.

FGV – Fundação Getúlio Vargas Social. (2020). Qual foi o impacto da crise sobre a pobreza e a distribuição de renda? Disponível em: https://cps.fgv.br/Pobreza_Desigualdade. Acesso: 20 de setembro de 2020.

Downloads

Publicado

2021-04-05

Como Citar

Moreira, N. C. (2021). Historiografias de um epicentro da pobreza. Revista Brasileira De História &Amp; Ciências Sociais, 13(25), 652–660. https://doi.org/10.14295/rbhcs.v13i25.12253