Historiografias de um epicentro da pobreza
DOI:
https://doi.org/10.14295/rbhcs.v13i25.12253Palavras-chave:
Pobreza, Historicidade, História Social, Brasil,Resumo
Resenha do livro “Histórias da Pobreza no Brasil” (Ed. FURG, 2019), volume 6 da Coleção Direito e Justiça Social, organizado pelos professores e pesquisadores Fabiano Quadros Rückert, Jonathan Fachini da Silva, José Carlos da Silva Cardozo e Tiago da Silva Cesar. A presente resenha busca revisar criticamente esta importante publicação historiográfica cuja proposta foi compor uma obra que contemplasse diferentes escalas de análise sobre a pobreza associadas as particularidades históricas e socioeconômicas desde o Norte ao Sul do Brasil. Os quatorze capítulos desenvolvidos ao longo de cerca de 400 páginas conduzem o leitor a fluxos e lentes de análise distintas, embora estejam todos entrelaçados no terreno da História Social. Na esteira da história das coletividades, os capítulos do livro analisado buscam revelar os aspectos intrínsecos a construção histórico-social da condição de miséria dentro de classes marginalizadas, isto é, trabalhadores pobres, escravizados, encarcerados, órfãos, mestiços, desabrigados. A obra desnaturaliza a percepção das desigualdades sociais a partir do momento em que esmiúça as particularidades dos grupos envolvidos pela pobreza. Para tanto, o exercício dos autores remonta um delicado trabalho de análise de fontes documentais variadas como processos judiciais, relatos de viajantes, jornais, petições, leis, estatísticas sanitárias, documentos eclesiásticos, relatórios da administração pública e obras literárias.Downloads
Referências
RÜCKERT, Fabiano; et al (Orgs.). Histórias da pobreza no Brasil. (Coleção Direito e Justiça Social; 6). Rio Grande: Ed. da FURG, 2019. 410, p.
FGV – Fundação Getúlio Vargas Social. (2020). Qual foi o impacto da crise sobre a pobreza e a distribuição de renda? Disponível em: https://cps.fgv.br/Pobreza_Desigualdade. Acesso: 20 de setembro de 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Nathalia Claro Moreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.