Sobre os céus e as marés do Pacífico: as observações astronômicas do jesuíta Nicolás Mascardi (Chile, século XVII)

Autores

  • Eliane Cristina Deckmann Fleck UNISINOS
  • Maico Biehl UNISINOS

Palavras-chave:

Companhia de Jesus. Astronomia. Nicolás Mascardi S.J.

Resumo

A atuação da Companhia de Jesus na América espanhola e portuguesa constitui-se em tema de várias investigações e obras, nas quais merece destaque a dedicação de seus religiosos ao ensino e à catequese. Alguns membros da Ordem, no entanto, se dedicaram, também, a observações de fenômenos naturais, da fauna e da flora nativas e, ainda, a aspectos da geografia dos territórios em que atuaram, legando-nos uma série de estudos informados através de cartas, relatórios ou obras. Nosso propósito neste artigo é o de apresentar e analisar os registros que o padre jesuíta italiano Nicolás Mascardi fez de suas observações astronômicas e, em especial, do estudo que realizou sobre as marés do arquipélago de Chiloé durante os anos em que atuou na então Vice-Província Jesuítica do Chile, no século XVII.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Cristina Deckmann Fleck, UNISINOS

Doutora em História pela PUCRS, Professora Titular da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em História da UNISINOS (São Leopoldo, RS), Pesquisadora do CNPq (PQ 2) e integrante dos Grupos de Pesquisa-CNPq “Jesuítas nas Américas” e “Imagens da Morte: a morte e o morrer no mundo ibero-americano”.

Maico Biehl, UNISINOS

Graduando do 6° semestre do Curso de Licenciatura em História da UNISINOS, Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq, desde janeiro de 2014, junto ao Projeto “Uma ordem de homens de religião e de ciência”, coordenado pela Professora Drª Eliane Cristina Deckmann Fleck.

Downloads

Publicado

2014-12-07

Como Citar

Fleck, E. C. D., & Biehl, M. (2014). Sobre os céus e as marés do Pacífico: as observações astronômicas do jesuíta Nicolás Mascardi (Chile, século XVII). Revista Brasileira De História & Ciências Sociais, 6(12). Recuperado de https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10562

Edição

Seção

Artigos Livres