Padre Inácio de Sousa Rolim: sua influência na cultura sertaneja de 1800-1899.

Autores

  • Eunice Simões Lins Gomes UFPB
  • Leonildo Silveira Campos UMESP

Palavras-chave:

Educação. Religião. Imaginação.

Resumo

Nosso objetivo é descrever a relação entre as funções de educador/sacerdote na cultura do povo sertanejo exercidas por Padre Rolim (1800- 1899), conhecido como o “Anchieta do Nordeste”. Nossa pesquisa é descritiva e histórica; utilizamos o método reconstrutivo de fontes primárias e secundárias. Como resultado parcial, descrevemos sobre a ação educativa desenvolvida por Padre Rolim junto aos filhos dos sertanejos na cidade de Cajazeiras-PB.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eunice Simões Lins Gomes, UFPB

ProfªDrª no Departamento e no Programa de Pós Graduação em Ciências das Religiões no Centro de Educação da UFPB, grupo de estudo e pesquisa em Antropologia do Imaginário - gepaihttp://gepai.yolasite.com/Pesquisa de Pós Doutorado em Ciências da Religião na UMESP.

Leonildo Silveira Campos, UMESP

Prof. Dr. e Coordenador da Pós Graduação em Ciências da Religião na UMESP. Supervisor do PósDoutorado em Ciências da Religião na UMESP.

Downloads

Publicado

2012-12-07

Como Citar

Gomes, E. S. L., & Campos, L. S. (2012). Padre Inácio de Sousa Rolim: sua influência na cultura sertaneja de 1800-1899. Revista Brasileira De História &Amp; Ciências Sociais, 4(8). Recuperado de https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10503