A Educação Popular como método feminista de denúncia e (re)construção da realidade de mulheres no campo: um estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/rbhcs.v14i29.14582

Palavras-chave:

Educação Popular. Mulheres Camponesas. Feminismo.

Resumo

As vivências das mulheres no decorrer da história da humanidade têm sido atravessada por muitas interlocuções, algumas bastante drásticas, sobretudo, em relação às violências e aprisionamentos de seus corpos. Neste sentido, a presente abordagem se propõe a refletir sobre o lugar dos corpos das mulheres na contemporaneidade. Busca-se, para tanto, demandar uma análise de grupos de mulheres camponesas nas regiões Fronteira Noroeste e Missões do Estado do Rio Grande do Sul (Brasil). Estas, a partir de um processo de educação popular, foram desafiadas a acessar políticas públicas governamentais. Para melhor descortinar esta caminho é utilizada a metodologia feminista que prima por desconstruir estereótipos femininos e analisar criticamente as realidades postas. O artigo acentua que a trajetória dos movimentos feministas e de mulheres criou uma metodologia de reflexão e de prática que condiz com os processos de educação popular e têm sido fundamentais para a geração de consciência crítica e a efetivação de ações práticas contra o capital e o patriarcado, criando espaços de libertação para as mulheres camponesas.

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Biografia do Autor

Celso Gabatz, Faculdades EST (Escola Superior de Teologia)

Professor Colaborador e Pós-Doutorando na Faculdades EST. Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestre em História Regional pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo (UPF). Especialização em Ciência da Religião e em Docência no Ensino Superior. Possui Graduação em Teologia (Bacharelado) pelas Faculdades EST, São Leopoldo, RS. Graduação em Sociologia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade do Noroeste do Rio Grande do Sul (UNIJUI). Graduação em Filosofia (Licenciatura) pelo Centro Universitário Claretiano (CEUCLAR) de Batatais, SP.

Rosângela Angelin, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)

Pós-Doutora nas Faculdades EST (São Leopoldo). Doutora em Direito pela Universidade de Osnabrueck (Alemanha). Docente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu (Doutorado e Mestrado) em Direito e da Graduação em Direito da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus Santo Ângelo-RS.

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Publicado

2023-01-19

Como Citar

Gabatz, C., & Angelin, R. (2023). A Educação Popular como método feminista de denúncia e (re)construção da realidade de mulheres no campo: um estudo de caso. Revista Brasileira De História & Ciências Sociais, 14(29), 153–175. https://doi.org/10.14295/rbhcs.v14i29.14582