Luís da Câmara Cascudo, historiador dos espaços.
Palavras-chave:
Luís da Câmara Cascudo, historiador, espaçosResumo
Esse trabalho tem como objetivo analisar a construção do lugar de historiador do intelectual norte-rio-grandense, Luís da Câmara Cascudo, identificando também suas concepções de história. O referido intelectual circulou pelas principais instituições do saber histórico, particularmente, os institutos históricos e geográficos espalhados pelo Brasil. Sua participação se caracterizava pelas trocas de correspondências com os intelectuais dessas instituições, além de contribuir com a escrita de vários artigos. Além dessas instituições, Luís da Câmara Cascudo assumiu, a partir dos anos trinta, o lugar de historiador das cidades, escrevendo, sob o patrocínio de várias prefeituras dos municípios do Rio Grande do Norte. Sua escrita atendia aos interesses desses órgãos que o requeria para a construção da identidade histórica dos espaços que ele mesmo se encarregava de narrar.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.