Luís da Câmara Cascudo, historiador dos espaços.

Autores

  • Bruno Balbino Aires da Costa Universidade Potiguar (UNP)

Palavras-chave:

Luís da Câmara Cascudo, historiador, espaços

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo analisar a construção do lugar de historiador do intelectual norte-rio-grandense, Luís da Câmara Cascudo, identificando também suas concepções de história. O referido intelectual circulou pelas principais instituições do saber histórico, particularmente, os institutos históricos e geográficos espalhados pelo Brasil. Sua participação se caracterizava pelas trocas de correspondências com os intelectuais dessas instituições, além de contribuir com a escrita de vários artigos. Além dessas instituições, Luís da Câmara Cascudo assumiu, a partir dos anos trinta, o lugar de historiador das cidades, escrevendo, sob o patrocínio de várias prefeituras dos municípios do Rio Grande do Norte. Sua escrita atendia aos interesses desses órgãos que o requeria para a construção da identidade histórica dos espaços que ele mesmo se encarregava de narrar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Balbino Aires da Costa, Universidade Potiguar (UNP)

Mestre em História pelo Programa de Pós-graduação em História e Espaços da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor efetivo do Departamento de História da Universidade Potiguar (UNP).

Downloads

Publicado

2015-06-04

Como Citar

Costa, B. B. A. da. (2015). Luís da Câmara Cascudo, historiador dos espaços. Revista Brasileira De História &Amp; Ciências Sociais, 4(8). Recuperado de https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10488