Relações étnico-raciais num contexto de educação infantil
Résumé
O presente artigo apresentará uma análise da pesquisa de mestrado que buscou investigar as relações sociais entre crianças e com adultos quanto às diferenças étnico-raciais numa instituição de Educação Infantil da Rede Municipal de São José. A investigação tomou como base estudos sobre Educação Infantil e Relações Étnico- raciais e contribuições dos Estudos Sociais da Infância buscando dar visibilidade para as crianças com a intenção de conhecer suas especificidades e manifestações sociais e culturais. Para a realização da pesquisa, nos apoiamos em instrumentos peculiares de estudo de caso etnográfico: a observação participante, conversas informais, recursos fotográficos e audiovisuais e a construção de um diário de campo. Buscamos através dessa investigação nos aproximar da perspectiva das crianças quanto à dimensão étnico-racial contribuindo para os Estudos Sociais da Infância. Palavras-chave: Educação Infantil. Relações sociais. Dimensão Étnico-racial.Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
2014-02-28
Comment citer
Gaudio, E. S., & Rocha, E. A. C. (2014). Relações étnico-raciais num contexto de educação infantil. Momento - Diálogos Em Educação, 22(1). Consulté à l’adresse https://periodicos.furg.br/momento/article/view/4222
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
À Revista Momento − Diálogos em Educação, ficam reservados os direitos autorais, de todos os artigos nela publicados.