A ONTOLOGIA DO SER SOCIAL MARXIANA-LUKASCIANA:

Contribuições para os estudos sobre o corpo na Educação Física

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v33i1.15793

Palabras clave:

ontologia, corpo, corporeidade, Educação Física

Resumen

El presente trabajo presenta las características esenciales de la ontología del ser social tratada por György Lukács a partir del reconocimiento de que en la obra de Marx y Engels existe una teoría social explicativa sobre el ser humano-social. A través del abordaje ontológico-genético del filósofo húngaro y del estudio teórico-bibliográfico realizado en la obra de estos autores, se pueden encontrar importantes apuntes que pueden contribuir al debate contemporáneo en Educación Física sobre la cuestión del cuerpo, en particular, al ofrecer fundamentos para un anclaje en la constitución de la corporeidad como expresión de las relaciones sociales constituidas a partir del proceso sociometabólico del ser humano con la naturaleza, el trabajo.

Descargas

Biografía del autor/a

Marcel Farias de Sousa, Universidade Federal de Goiás

 Doutor em Educação Física pelo Programa de Pós Graduação em Educação Física da Universidade de Brasília (2020). Graduação em Educação Física Licenciatura Plena pela Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia de Goiás (2005). Mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor na Faculdade de Educação Física e Dança (FEFD) na UFG. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa ECOS (Educação Física, Trabalho e Saúde), do AVANTE(Laboratório de Pesquisa e Formação Sociocrítica em Educação Física, Esporte e Lazer) e do Grupo de Estudo Capital e Teoria do Valor da UFG.  

Citas

ÁVILA, Astrid. Baecker. A pós-graduação em Educação Física e as tendências da produção do conhecimento: o debate entre realismo e anti-realismo. 2008. 233 f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.

BAPTISTA, Tadeu João Ribeiro. Educação do corpo: produção e reprodução. 2007. 150 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2007.

BRACHT, Valter. A constituição das teorias pedagógicas da educação física. Cadernos Cedes, Campinas, ano XIX, n. 48, ago. 1999. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32621999000100005

BROHM, Jean-Marie. M. Sociologia critica del deporte. Cidade de México-MEX: Fondo de Cultura Economica, 1976.

BROHM, Jean-Marie. Depois de mim, o dilúvio! Imagens da morte e da negação do corpo em Marx. In: NÓVOA, Jorge (org.). Incontornável Marx. Salvador: EDUFBA; São Paulo: Editora UNESP, 2007, p. 339-365.

DURVASULA, A.; SANKARARAMAN, S. Recovering signals of ghost archaic introgression in African population. Sciences Advances, v. 6, n. 7, eaax5097, fev. 2020. Disponível em: https://www.science.org/doi/10.1126/sciadv.aax5097. Acesso em 15 fev. 2020. DOI: https://doi.org/10.1126/sciadv.aax5097

FOLHA DE SÃO PAULO. Nova classificação de seres vivos com base apenas no parentesco é, enfim, publicada. 30/06/2020. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2020/06/nova-classificacao-de-seres-vivos-combase-apenas-no-parentesco-e-enfim-publicada.shtml. Acesso em: 01/07/2020.

HAILE-SELASSIE, Y.; MELILLO, S.M.; VAZZANA, A. et al. A 3.8-million-year-old hominin cranium from Woranso-Mille, Ethiopia. Nature 573, p. 214-219, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1038/s41586-019-1513-8 . Acesso em: 20 fev. 2020. DOI: https://doi.org/10.1038/s41586-019-1513-8

HARVEY, David. O corpo como estratégia de acumulação. A política do corpo e a luta por um salário vital. In:

HARVEY, David. Espaços de esperança. São Paulo-SP: Edições Loyola, 2004. – p. 135-177.

HEROLD JR, Carlos. As relações entre corpo e o trabalho: contribuição crítica à educação. 2006. 140 f. Tese (Doutorado em Educação) - Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2006.

HUBLIN, J.; BEM-NCER, A.; BAILEY, S. et al. New fossils from Jebel Irhoud, Morocco and the pan-African origin of Homo sapiens. Nature, n. 546, p. 289-292, 2017. Disponível em: . Acesso em: 5 fev. 2020. DOI: https://doi.org/10.1038/nature22336

HUNGARO, Edson Marcelo. Trabalho, tempo livre e emancipação humana: os determinantes ontológicos das políticas sociais de lazer. 2008. 264 f. Tese (Doutorado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas-SP, 2008.

FORTES, Ronaldo Vielmi. As três determinações fundamentais da análise lukascianado trabalho: modelos das formas superiores, prioridade ontológica e abstração isoladora. Crítica da ideia da centralidade do trabalho em Lukács. Verinotio, Ano XI. Out./2016, n. 22, p. 44-75.

LE BRETON, David. Adeus ao corpo: antropologia e sociedade. Tradução Marina Appenzeller. Campinas: Papirus, 2003.

LE BRETON, David. A sociologia do corpo. Tradução de Sônia M. S. Furhmann. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

LE BRETON, David. Antropologia do corpo e modernidade. 3. ed. Tradução de Fábio dos Santos Creder. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

LESSA, Sergio. Lukács e a ontologia: uma introdução. Revista Outubro, edição 5, artigo 06, 2001.

LESSA, Sergio. O mundo dos homens: trabalho e ser social. São Paulo: Instituto Lukács, 2012.

LUKÁCS, György. Prolegômenos para uma ontologia do ser social: questão de princípio/para uma ontologia tornada possível hoje. Tradução de Lya Luft e Rodnei Nascimento. São Paulo: Boitempo, [1984] 2010.

LUKÁCS, György. Para uma ontologia do ser social I. Tradução de Carlos Nelson Coutinho, Mario Duayer e Nélio Schneider. São Paulo: Boitempo, [1976] 2012.

LUKÁCS, György. Para uma ontologia do ser social II. Tradução de Carlos Nelson Coutinho, Mario Duayer e Nélio Schneider. São Paulo: Boitempo, [1976] 2013.

MARX, Karl Heinrich. Manuscritos Econômico-Filosóficos. Tradução, apresentação e notas de Jesus Ranieri. 4. reimpressão (1. ed. em 2004). São Paulo: Boitempo, [1844] 2010.

MARX, Karl Heinrich. O Capital. Crítica da economia política. Livro 1: o processo de produção do capital. Tradução Rubens Enderle. 2. ed. 1ª reimpressão maio 2018. São Paulo: Boitempo, [1867] 2018

MEDINA, João Paulo Subirá. A educação física cuida do corpo... e “mente”. 25ª edição. Campinas: Papirus, [1983] 2010.

MEDINA, João Paulo Subirá. O brasileiro e o seu corpo. Campinas: Papirus, 1987.

OLDRINI, Guido. Em busca das raízes da ontologia (marxista) em Lukács. In: LUKÁCS, György. Para uma ontologia do ser social II. Tradução de Carlos Nelson Coutinho, Mario Duayer e Nélio Schneider. São Paulo: Boitempo, [1976] 2013.

ORTIGARA, Vidalcir. Ausência sentida: a determinação ontológica do ser social. 2018. 230 f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.

RANIERI, Jesus. Trabalho e dialética: Hegel, Marx e a teoria social do devir. São Paulo: 2011.

RANIERI, Jesus. Notas sobre Marx – a presença de Hegel e o lugar das determinações-da-reflexão para a constituição de uma teoria genética. In: RANIERI, Jesus (Org.). Além do véu de névoa: leituras e reflexões em torno de O Capital, de Karl Marx. Campinas: Unicamp/IFCH, 2018. p. 11-56. (Coleção Ideias, n. 14).

RICTHER, D.; GRÜN, R.; JOANNES-BOYAU, R. et al. The age of the hominin fossils from Jebel Irhoud, Morocco, and the origins of the Middle Stone Age. Nature, n. 546, p. 293–296 (2017). Disponível em: https://doi.org/10.1038/nature22335. Acesso em: 05/02/2020. DOI: https://doi.org/10.1038/nature22335

ROBERTS, ALICE. Evolution: the human story. New York-USA: Dorling Kindersley Publishing, 2011.

SANTAELLA, Lúcia. Corpo e comunicação: sintoma de cultura. São Paulo: Paulus, 2004.

SOARES, Carmem Lucia et al. Metodologia do ensino da educação física. São Paulo: Cortez, 1992.

[Informação temporariamente suprimida para garantir o anonimato da autoria]

TERTULIAN, Nicolas. Sobre o método ontológico-genético em Filosofia. Perspectiva, Florianópolis, v. 27, n. 2, 2009. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2009v27n2p375

TERTULIAN, Nicolas. Ontologia heideggeriana e ontologia luckasiana. In: TERTULIAN, Nicolas. Lukács e seus contemporâneos: coletânea de textos. São Paulo: Perspectiva, 2016. p. 31-172.

Publicado

2024-04-16

Cómo citar

Farias de Sousa, M. (2024). A ONTOLOGIA DO SER SOCIAL MARXIANA-LUKASCIANA:: Contribuições para os estudos sobre o corpo na Educação Física. Momento - Diálogos Em Educação, 33(1), 247–272. https://doi.org/10.14295/momento.v33i1.15793