EDUCAÇÃO BÁSICA
reflexões no impedimento no ensino de ciências sobre a abordagem da experimentação
DOI :
https://doi.org/10.14295/momento.v32i01.15062Mots-clés :
Experimentação. Ciências. Desafios. Professor.Résumé
O processo da experimentação no ensino de ciências deve proporcionar o meio de motivação para o aprendizado no dia a dia na escola, de uma maneira que possibilite o professor estimular o desenvolvimento cognitivo do seu aluno, mas para isso é necessário observar a realidade com as quais o docente trabalha e vivencia suas experiências pedagógicas. Neste artigo apresentamos relatos sobre os desafios enfrentados por professores de ciências da educação básica no ensino fundamental anos finais na região norte do Brasil, quanto ao processo de ensino e aprendizagem sobre a prática da experimentação, tendo como base uma pesquisa de forma qualitativa com método exploratório realizado por meio de levantamento de dados com docentes sobre experiências profissionais nas aulas de ciências e de acordo com resultado foi evidenciado impasses no que se refere o processo de aprendizado por meio da atividade prática.
Palavras-chave: Experimentação. Ciências. Desafios. Professor.
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