EDUCAÇÃO BÁSICA

reflexões no impedimento no ensino de ciências sobre a abordagem da experimentação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v32i01.15062

Palabras clave:

Experimentação. Ciências. Desafios. Professor.

Resumen

El proceso de experimentación en la enseñanza de las ciencias debe proporcionar los medios de motivación para el aprendizaje cotidiano en la escuela, de manera que le permita al docente estimular el desarrollo cognitivo de su alumno, pero para ello es necesario observar la realidad con la que el docente trabaja y experimenta sus experiencias pedagógicas. En este artículo presentamos relatos sobre los desafíos que enfrentan los profesores de ciencias de la educación básica en los últimos años de la enseñanza primaria, en relación al proceso de enseñanza y aprendizaje sobre la práctica de la experimentación, a partir de una investigación cualitativa con método exploratorio realizada a través de levantamiento de datos. con profesores sobre experiencias profesionales en clases de ciencias y, según el resultado, se evidenciaron impasses en cuanto al proceso de aprendizaje a través de la actividad práctica.

Palavras-chave: Experimentación. Ciencia. Desafíos. Docente.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jany Fabia Ferreira, SEDUC- AM

Mestre em Ciências da Educação pela Universidad de la Integración de las Américas – Paraguai. Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas - IFAM. E-mail de contato: Jany.praia@gmail.com

Lucilene da Silva Paes, Instituto Federal do Amazonas - IFAM

Doutora em Agronomia Tropical pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Mestre em Ciências Biológicas (Botânica) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA. Graduação em licenciatura em ciências biológicas pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Professora da Pós-Graduação em Ensino Tecnológico - PPGET do Instituto Federal do Amazonas - IFAM. E-mail de contato: lucilene.paes@ifam.edu.br

 

Citas

ANTÓNIO, C. et al. A Necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo: Cortez, 2005. Disponivel em: <http://professor.pucgoias.edu.br>. Acesso em: 17 Maio 2020.

AVELINO, W. F.; MENDES, J. G. A realidade da educação brasileira a partir da DACOVID-19. BOLETIM DE CONJUNTURA (BOCA), Boa Vista, v. II, 2020. Disponivel em: <http://www.ioles.com.br/boca>. Acesso em: 15 Agosto 2021.

BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico prático. Porto Alegre, RS: Penso Ltda, 2018.

BRASIL. Constituição (1988) República Federativa do Brasil: Constitucional promulgado em 05 de outubro de 1988. Brasília DF: Senado Federal: Centro gráfico, 1988.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília: MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponivel em: . Acesso em: 22 abril 2021.

BUENO, G. M. G. B. D. F. S. A. F. L. H. Concepções de ensino de ciências no início do Século XX: o olhar do educador alemão Georg Kerschensteiner. Scielo, Bauru, 18, 2012. Disponivel em: <https://www.scielo.br>. Acesso em: 04 abril 2021.

CACHAPUZ., A. et al. A Necessária renovação do ensino das ciências. --. ed. São Paulo: Cortez, 2005. 62 p. Disponivel em: <http://professor.pucgoias.edu.br>. Acesso em: 30 abril 2021.

FLORES, M. A. Tendências e tensões no trabalho docente: reflexões a partir da voz dos professores. Florianópolis: [s.n.], 2011. Disponivel em: <http://www.perspectiva.ufsc.br>. Acesso em: 12 agosto 2021.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FRANCISCO, W. F. L. H. H. D. R. Experimentação problematizadora: Fundamentos teóricos e práticos para a aplicação em salas de aula de ciências. Química nova na escola, v. 30, 13 novembro 2008. Disponivel em: <http://qnesc.sbq.org.br>. Acesso em: 30 abril 2021.

GIL PÉREZ, D. ¿PUEDE HABLARSE DE CONSENSOCONSTRUCTIVISTA EN LA EDUCACIÓN. ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS, 1999. 503-512.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, v. 6, 2008.

GONÇALVES, P. N.; GOI, M. E. J. G. Uma revisão de literatura sobre o uso da experimentação no ensino de química. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 11, março 2019. 119-140. Acesso em: 24 maio 2021.

HILARIO, ; SILVA CHAGAS, H. W. K.. O Ensino de Ciências no Ensino Fundamental: dos PCNs à BNCC. Brazilian Journal of Development, 6, n. 9, 1 setembro 2020. 65687-65695. Acesso em: abril 2021.

HODSON, D. A critical look at practical work in school science. School Science Review. School Science Review, 1990. 33-40.

IBGE.https://cidades.ibge.gov.br/brasil/am/itacoatiara/pesquisa/33/29168?tipo=ranking&ano=2020. IBGE, Itacoatiara, 2020. Acesso em: 12 março 2021.

KRASILCHIK, M. Ensino de ciências e a formaçã do cidadão. Em aberto, Brasília, n. 40, outubro/dezembro 1988. Acesso em: 06 maio 2021.

KRASILCHIK, M. 4. ed. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2004.

MEDEIROS, M. H. D. Ensino fundamental no Brasil: Breves Reflexões sobre a trajetória histórica, as razões implícitas e implacações práticas para o ensino de 9 anos. XXI Congresso nacional de educação, Paraná, 29 2015. Disponivel em: <https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/17033_8040.pdf>. Acesso em: 04 maio 2021.

NASCIMENTO, F. D. O ensino de ciências no Brasil: História, formação de professores e dasafios atuais. Revista HISTEDBR On-line, Campinas (SP), p. 225-249, Setembro 2010. Disponivel em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br>. Acesso em: 11 Abril 2020.

NASCIMENTO, F. D.; FERNANDES, H.; MENDONÇA, V. M. D. Ensino de ciências no Brasil: História, formação de professores e desafios atuais, Campinas, 2010. 225-249. Disponivel em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br>. Acesso em: 13 agosto 2021.

PEREIRA, B. B. Experimentação no ensino de ciências e o papel do professor na construção do conhecimento., 2000. Acesso em: 21 maio 2021.

PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Tradução de Patricia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artmed, 2000. 192 p. Acesso em: 14 Julho 2020.

SANTOS, I. E. D. Manual de métodos e Técnicas de pesquisa científicas. 7°.ed rev. atualizada e ampli. ed. Niterói, RJ: Impetus Ltda, 2010. 384 p.

SILVA, A. D. F. F. J. H. V. C. A. O ensino de ciências no ensino fundamental e médio: reflexões e perspectivas sobre a educação transformadora. Revista Exitus, Santarém, 26 abr. 2017. 283-304. Disponivel em: <http://www.ufopa.edu.br>. Acesso em: 06 abril 2021.

TANCREDI, R. P. Aprendizagem da docência e profissionalização: elementos de uma reflexão. São Carlos: EdUFSCar, 2009.

UNESCO. A ciência para o século XXI: uma nova visão e uma base de ação. Brasília, p. 72. 2003.

UNESCO. Ensino de Ciências: o futuro em risco. Brasília, p. 5. 2005.

Publicado

2023-04-10

Cómo citar

Ferreira, J. F., & Paes, L. da S. (2023). EDUCAÇÃO BÁSICA: reflexões no impedimento no ensino de ciências sobre a abordagem da experimentação. Momento - Diálogos Em Educação, 32(01), 146–161. https://doi.org/10.14295/momento.v32i01.15062