Forge of empires: criação de ambientes online para o desenvolvimento de competências de aprendizagem e para a compreensão da evidência histórica e de anacronismos

Autores

  • Sara Dias Trindade Universidade de Coimbra
  • José António Moreira Universidade Aberta

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v27i1.7790

Resumo

Atualmente, os alunos jogam com muita frequência videojogos baseados na História, no entanto, fazem-no sem entenderem que estes apresentam repetidamente anacronismos, erros históricos. Com base neste pressuposto, esta pesquisa, em curso, de cariz qualitativo -Design Based Research-, tem o objetivo de avaliar o impacto do videojogo Forge of Empires no desenvolvimento de competências de aprendizagem, na motivação para a aprendizagem da História e para a compreensão de evidências históricas de estudantes do Ensino Fundamental. Esperamos, assim, que este recurso tecnológico, enquadrado num ambiente online, ubíquo e híbrido de aprendizagem, possa ter efeitos positivos não só nos seus índices de motivação para a aprendizagem da disciplina, mas que contribua também para a compreensão dos anacronismos presentes nos jogos e para o desenvolvimento de competências de aprendizagem nucleares, como a iniciativa ou a autonomia.

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Biografia do Autor

Sara Dias Trindade, Universidade de Coimbra

Doutorada em Didática da História pela Universidade de Coimbra; Professora Auxiliar, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

José António Moreira, Universidade Aberta

Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra; Professor Auxiliar, Departamento de Educação e Ensino a Distância, Universidade Aberta, Portugal

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Publicado

2018-05-31

Como Citar

Trindade, S. D., & Moreira, J. A. (2018). Forge of empires: criação de ambientes online para o desenvolvimento de competências de aprendizagem e para a compreensão da evidência histórica e de anacronismos. Momento - Diálogos Em Educação, 27(1), 70–89. https://doi.org/10.14295/momento.v27i1.7790