Crianças e infância: desde o cotidiano a educação infantil do campo no território transxingu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v28i2.8986

Palavras-chave:

Infância. Criança. Educação infantil do campo. Classe multisseriada. Transxingu

Resumo

Este artigo objetiva refletir sobre a educação de criança em idade pré-escola que desenvolvem a sua formação em escolas do campo na trama cotidiana da partilha de experiências com crianças maiores e com possibilidades de aprendizagens diferentes. A metodologia utilizada foi a pesquisa de campo com abordagem qualitativa. Em relação aos resultados, os dados analisados apontaram que o processo de ensino e aprendizagem das crianças pequenas atendidas em escolas do campo, considera em seu desenvolvimento a formação socioeducativa na trama cotidiana de experiências, considerando nesse percurso os deslocamentos nos espaços, as formas de organização dos ambientes e das atividades propostas, o reconhecimento de seus direitos e a realização de práticas portadoras de movimentos amplos, constituidoras da ampliação biopsicossocial.

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Biografia do Autor

Vilma Aparecida Pinho, UFPA - Universidade Federal do Pará

Professora da Faculdade de Educação da UFPA e Professora do PPGEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura. Coordenadora do GEABI - Grupo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas.

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Publicado

2019-10-12

Como Citar

Pinho, V. A., & Freitas, L. G. (2019). Crianças e infância: desde o cotidiano a educação infantil do campo no território transxingu. Momento - Diálogos Em Educação, 28(2), 4–20. https://doi.org/10.14295/momento.v28i2.8986

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Dossiê temático

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