Relações étnico-raciais num contexto de educação infantil

Autores

  • Eduarda Souza Gaudio Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Eloisa Acires Candal Rocha Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Resumo

O presente artigo apresentará uma análise da pesquisa de mestrado que buscou investigar as relações sociais entre crianças e com adultos quanto às diferenças étnico-raciais numa instituição de Educação Infantil da Rede Municipal de São José. A investigação tomou como base estudos sobre Educação Infantil e Relações Étnico- raciais e contribuições dos Estudos Sociais da Infância buscando dar visibilidade para as crianças com a intenção de conhecer suas especificidades e manifestações sociais e culturais. Para a realização da pesquisa, nos apoiamos em instrumentos peculiares de estudo de caso etnográfico: a observação participante, conversas informais, recursos fotográficos e audiovisuais e a construção de um diário de campo. Buscamos através dessa investigação nos aproximar da perspectiva das crianças quanto à dimensão étnico-racial contribuindo para os Estudos Sociais da Infância. Palavras-chave: Educação Infantil. Relações sociais. Dimensão Étnico-racial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduarda Souza Gaudio, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, Linha: Educação e Infância, sob orientação da Profa. Dra. Eloisa Acires Candal Rocha. Formada em Pedagogia, com habilitação em magistério da educação infantil e séries iniciais e supervisão escolar pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Pesquisadora Associada do Núcleo de Estudos e Pesquisas de Educação na Pequena Infância – NUPEIN da Universidade Federal de Santa Catarina.

Eloisa Acires Candal Rocha, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutora em Educação e Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação.

Downloads

Publicado

2014-02-28

Como Citar

Gaudio, E. S., & Rocha, E. A. C. (2014). Relações étnico-raciais num contexto de educação infantil. Momento - Diálogos Em Educação, 22(1). Recuperado de https://periodicos.furg.br/momento/article/view/4222